PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA REAPROVEITAR A ÁGUA DA CHUVA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA REAPROVEITAR A ÁGUA DA CHUVA – Embora a água da chuva possua poluentes, de acordo com as condições do local, ela costuma ser, muitas vezes, mais pura que a água da torneira. Assim, quando você faz um sistema de captação para reaproveitar a água da chuva, pode usá-las para molhar as suas plantas, oferecendo a elas uma água com menos produtos químicos, resultado dos tratamentos de águas das cidades.

DICAS PARA REAPROVEITAR A AGUA DA CHUVA

Outra entre as diversas dicas para reaproveitar a água da chuva é para usá-la depois de ir ao banheiro, substituindo a descarga, o que vai resultar em economia para o seu lar. Você pode captar a água da chuva apenas com baldes em um sistema bem simples ou fazer uma cisterna.

Como captar água da chuva

Se você quer aprender a como captar água da chuva pode construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.

Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para que as impurezas sejam retiradas, como folhas e terra. Também é preciso uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d'água elevada e que esteja separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência.

Dicas para reaproveitar a água da chuva

Ao reaproveitar a água da chuva você pode usá-la de diversas formas, além de regar jardins e canteiros e no banheiro, como já foi citado, é possível ainda fazer a limpeza de pisos, calçadas, pátio e lavar os carros. Estudos apontam que 50% do consumo de água nas cidades são destinados à limpeza de veículos, um bom motivo para utilizar a água da chuva.

Você também pode lavar roupas com a água da chuva quando tiver um sistema de captação que a deixe limpe. Se achar que ela não serve para isso, ao menos, pode lavar panos de chão com a água. É possível até fazer um sistema no qual possa utilizar a água da chuva no encanamento, para isso, é necessário alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável.

Existem empresas que fazem esse trabalho, para que assim você possa utilizar a água da chuva de forma completa. A instalação pode acontecer em casas e prédios já construídos ou ainda em obras. Porém, quando os prédios já estiverem prontos, o melhor é reaproveitar somente nas áreas comuns, pois o custo de criar uma rede paralela de água em cada apartamento, por enquanto, é ainda muito caro.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!