Mais do que a pele dos adultos, a dos pequenos deve ser protegida dos raios solares, por isso, exige produtos de acordo com a sua faixa etária e demais cuidados. Com as dicas para passar protetor solar em crianças é possível evitar queimaduras e outros problemas causados pelo excesso de sol.
A regra serve para todo mundo: a exposição solar deve ser evitada entre as 10h e 16h, sendo que mesmo fora desses horários a criança deve estar sempre protegida. Não apenas com protetor solar, mas também com boné e roupas leves, claras e frescas.
Na praia, é fundamental ainda que o pequeno se abrigue embaixo do guarda sol, sendo que nos horários perigosos o acessório pode não proteger o suficiente. Vale lembrar que nos dias muito quentes, mesmo na sombra, até o mormaço pode queimar.
Além de queimaduras e sardas, a falta de proteção pode causar problemas futuros como câncer, manchas e envelhecimento precoce da pele. Para evitar isso, uma das dicas para passar protetor solar em crianças é aplicar produtos específicos de uso infantil.
No entanto, eles devem ser usados apenas em bebês com mais de seis meses. Antes disso, apenas com orientação médica, pois nesse período a sua pele absorve mais as substâncias e o organismo tem maior dificuldade de eliminá-las.
Mais dicas para passar protetor solar em crianças
A partir dos seis meses o bebê já pode receber em sua pele o protetor solar, sendo que a fórmula mais adequada é aquela que conta com filtros físicos. Essa informação deve estar descrita na embalagem e o seu uso é recomendado até os dois anos.
Crianças com dois anos ou mais podem aplicar o protetor na versão infantil, sendo que os mais indicados são os com fator de proteção de 30. Porém, se o pequeno tem uma pele muito clara é melhor utilizar fator 40.
Também é importante que o produto seja resistente à água e que não arda os olhos. Já na hora de passar o protetor, é melhor que ela esteja sem roupa, assim, nenhuma parte do corpo corre o risco de ficar desprotegida.
É indicado ainda passar em casa o produto, assim, ao sair para a rua o pequeno já estará protegido. E mais: é preciso esperar 15 minutos depois de aplicar o produto para se expor ao sol. Para entrar na água a espera é de 30 minutos, a fim da pele absorver bem o creme.
Não se esqueça de passar o creme em todo o rosto da criança, inclusive, nas orelhas. Se o bebê possui dobrinhas não deixe de contemplá-las também. Uma nova aplicação deve ser feita a cada duas horas e, se estiver na praia ou na piscina, sempre depois que sair da água, mesmo que o produto seja à prova d’água.