Skip to content

DICAS PARA IDENTIFICAR PLANTAS VENENOSAS

DICAS PARA IDENTIFICAR PLANTAS VENENOSAS

COMO IDENTIFICAR PLANTAS VENENOSAS – As plantas venenosas fazem mal ao ser humano, pois sua composição pode causar intoxicação do tipo aguda, e afeta adultos e crianças. A infecção de uma planta venenosa é adquirida pela ingestão ou pelo toque, nesse caso causa urtiga e coceira. Ao contrário da ideia tradicional que temos ao pensar em uma planta venenosa, não é necessário que ela contenha veneno para ser tóxica e prejudicial à saúde. As plantas que causam alergia são suficientemente tóxicas para provocar manifestações cutâneas. No texto abaixo você irá conferir dicas para identificar plantas venenosas.

Não espere ver aquelas plantas terríveis dos filmes e desenhos animados, que jorram veneno e até mordem pessoas. As plantas carnívoras existem, mas são extremamente raras e não expelem nenhuma substância tóxica, por isso não têm relação com envenenamento. Algumas espécies de plantas possuem veneno por motivos de defesa, para se proteger de animais que podem as destruir em seu habitat. Ou muitas vezes não possui o veneno propriamente dito, porém contém substâncias que não são recomendáveis para a ingestão humana.

Dicas para identificar plantas venenosas no Brasil

As plantas venenosas mais conhecidas e que são até cultivadas nos quintais de muitos brasileiros são o Copo de Leite, a Comigo Ninguém Pode, a Taioba Brava, o Bico de Papagaio, a Mamona e a Pinha Roxa, porém outras plantas mais desconhecidas podem não fazer bem a saúde. As mais conhecidas são comigo ninguém pode, o copo de leite, a taioba brava, bico de papagaio, mamona e pinha roxa. Essas são as mais populares, mas há muitas outras plantas que não fazem bem a saúde e deixam sintomas diversos quando ingeridas, como a Manihot, que causa tontura, diarreias, sonolência, dores abdominais, convulsões musculares e até mesmo coma quando ingerida em quantidade demasiada.

Num jardim cheio de verde é difícil identificar as plantas venenosas a olho nu. Mas alguns sinais podem ajudar a ao menos desconfiar de algumas espécies no seu jardim. Uma forma de reconhecer uma planta venenosa é observando suas cores, se forem muito fortes e diferentes dos tons comuns em comparação às outras pode ser sinal de composição tóxica.

A primeira reação alérgica de alguma criança após brincar no quintal ou alguém que chegou perto das plantas também pode ser um sinal. Pergunte onde a pessoa esteve e tente refazer seus passos para indicar quais podem ser venenosas. Lembrando que as plantas não emanam seu veneno, por isso não adianta esperar que uma delas no seu quintal solte algum tipo de líquido. Há especialistas que podem identificar esse tipo de planta no seu quintal se não quiser viver na dúvida.

Sintomas e tratamento para quem entrar em contato com plantas venenosas

Os sintomas da intoxicação por plantas venenosas são parecidos com os de uma intoxicação gerada por outras substâncias as quais você pode esbarrar no dia a dia, por isso é mais difícil de identificar o problema. Os sintomas normalmente são enjoos, dores de cabeça, diarreia e dores constantes no corpo. A intoxicação pode matar uma pessoa pela desidratação rápida que provoca, por isso diante desses sintomas é preciso procurar um médico imediatamente, especialmente se a pessoa afetada for uma criança, que tem baixa massa corporal e permite que o veneno circule mais rapidamente.

Claro que com um tratamento adequado, a intoxicação, a desidratação e nos casos mais extremos, a morte podem ser evitadas. Até a chegada ao médico, é importante beber muita água, uma fórmula simples, porém potente na diminuição dos tóxicos no organismo. A água fará a pessoa expelir o veneno pelo suor ou a urina.

Se possível, leve uma amostra da planta que pode ter intoxicado ao hospital para que o problema seja identificado facilmente. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com uma virose e é preciso deixar claro para o médico a sua suspeita.