PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA FORTALECER AS UNHAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS PARA FORTALECER AS UNHAS

Ao mesmo tempo em que queremos unhas fortes e saudáveis, impedimos que isso aconteça por causa do uso contínuo de esmaltes, acetonas ou outros produtos químicos para deixá-las mais bonitas. O uso excessivo desses produtos químicos para colorir as unhas e depois retirar o esmalte as deixa enfraquecidas, por isso quebram mais facilmente, ganham um aspecto ressecado e podem até demorar mais para crescer. Se você quer recuperá-las, confira nesse artigo dicas para fortalecer as unhas.

As unhas saudáveis apresentam aspecto liso, transparente e bem rentes ao dedo, sem rachaduras, quaisquer ondulações, deformações, descamações ou colorações significam que elas necessitam de cuidados.  Confira as cinco dicas que ajudam a fortalecer suas unhas:

Como fortalecer as unhas

1. Não remova as cutículas: o habito de tirar as cutículas que contornam as unhas já é tradicional, e até nesse processo são usados produtos para amolecer a pele das mãos e poder retirá-las de forma mais rápida do que somente deixando de molho na água. Porém, o que poucos sabem é as cutículas são importantes para as unhas, pois impedem a entrada de bactérias que podem enfraquece-las e trazer outros problemas.

É mesmo uma grande mudança deixar de tirar as cutículas, mas se você lembrar-se de hidratar a pele nessa região com creme específico para as mãos, é possível evitar até os famosos “bifes”, aquelas pedacinhos de pele que ficam solto ao redor das unhas, tornando desnecessário retirar as cutículas.

2. Deixe suas unhas respirarem: pelo menos três dias por semana, deixe as unhas sem esmalte, ao invés de retirar a tinta para aplicar outra imediatamente. Essa pausa é importante para que as unhas possam receber a hidratação que você dá a suas mãos e respirar normalmente, sem produtos químicos. Substâncias presentes no esmalte, como tolueno e formaldeído, agridem a lâmina da unha, o que resseca e fragiliza.

3. Evite usar acetona: se você já está pensando “então como vou retirar meu esmalte?”. Calma. Existem removedores que estão sendo fabricados livres de substâncias que compõe a acetona, principalmente o forte teor de álcool, e já podem ser encontradas em lojas de cosméticos.

Já que não se pode evitar de usar esmaltes, ao menos remova o hábito da acetona para diminuir os índices de químicos que entram em contato com a pele.

4. Na hora da faxina, utilize luvas: além de proteger suas unhas que estão bem feitinhas de descascarem ou até quebrarem, as luvas evitam que mais químicos, dessa vez os que usamos para limpar a casa, entrem em contato com as unhas. Tais produtos podem conter também substâncias que agridem e ressecam a pele das mãos, e consequentemente enfraquecem as unhas.

5. Cuidado com as bases fortalecedoras: na pressa para que as unhas cresçam, muitas recorrem aos fortalecedores de unhas, que muitas vezes podem fazer o efeito contrário e enfraquecer e lesioná-las.

Alguns produtos podem ter conter ativos que ressecam as unhas e as enfraquece. Se você quiser optar por este recurso, consulte um dermatologista que indicará fórmulas e produtos que não apresentam riscos.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!