Fazer a barba é uma tarefa bastante simples para a grande maioria dos homens, mas quando as temperaturas baixam, você precisa ficar atendo a algumas dicas para fazer a barba no frio, de forma a evitar qualquer lesão na pele mais sensível já que o tempo fica mais seco e é preciso enfrentar diariamente um vento gelado.
Um cuidado básico nesse período é sempre tomar bastante água. Isso vai garantir que sua pele se mantenha hidratada no período. No dia de fazer a barba no inverno, tome o cuidado de consumir ao menos dois litros de água. A principal dica é aproveitar o momento do banho, com o vapor quente do chuveiro ligado.
A recomendação é tentar fazer isso o mais rápido que conseguir, já que apesar de garantir que a e pele fique mais macia após a barbeação, com uma gilete deslizando mais fácil, este método costuma gastar mais água e mais energia.
Sempre use espuma de barbear e nunca a espuma do sabonete, porque isso prejudicará demais a pele. A combinação entre água morna e espuma de barbear resultará em uma pele menos irritada e o crescimento de pelos mais macios.
Dicas para fazer a barba no frio sem prejudicar a pele
– Se você costuma usar aparelhos descartáveis para se barbear, lembre-se de não usar o mesmo aparelho por mais de três vezes. Caso contrário, existe um grande risco de machucar sua pele. Mesmo com o apoio de água morna e espuma, você não deve insistir demais nos aparelhos descartáveis.
– Depois de feita a barba, sempre enxague bem com água morna, jamais use água muito quente. Isso pode acabar tornando a pele mais ressecada.
– Espere um minuto após aplicar a espuma de barbear antes de começar a usar a gilete. Comece com movimento circulares e contínuos, de forma que a barba seja aparada de forma mais eficaz.
– Uma forma de evitar ferimentos é esticar a pele enquanto faz a barba. Você pode usar as duas mãos: enquanto uma segura o barbeador, a outra estica a pele, evitando cortes.
– Não pressione demais a lâmina sobre a pele e controle os movimentos, já que a melhor forma de se barbear é realizando movimentos curtos. Isso vai te garantir mais precisão e menos irritações na pele.
– Lavar a pele rapidamente com água morna após cada passagem de lâmina é uma forma de tirar o excesso de pelos e creme.
– Uma dica para o inverno é preferir os horários do período da manhã para se barbear, depois que a pele tiver tido a oportunidade de descansar durante toda a noite. Além disso, é essencial dormir ao menos oito horas por noite para que o organismo possa realmente se recompor, já que a pele é uma das primeiras partes do organismo que aparenta cansaço.
– A melhor forma de garantir uma pele boa para o momento de se barbear e depois dele é mantê-la bem nutrida, moderando o consumo de alimentos muito pesados e gordurosos no inverno, dando preferência a frutas e vegetais.
Com todas essas dicas sua pele estará mais macia e preparada para encarar as baixas temperaturas do inverno sem arder ou se cortar ao fazer a barba todas as manhãs!