PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA EVITAR MICOSE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS PARA EVITAR MICOSE

A diminuição da temperatura na época de outono e inverno é o período mais propício para o surgimento de uma infecção chamada micose, pois utilizamos muito mais sapatos fechados e meias sintéticas que dificultam a absorção do suor dos pés e estimulam a proliferação de fungos. Demartologicamente conhecidas como “tineas”, as infecções superficiais podem aparecer não só nos pés, mas também nos cabelos e unhas e são causadas por fundos que são encontrados na maior parte do solo, em animais e plantas. Esses fungos se alimentam de queratina que encontram nas partes citadas, por isso são pontos onde alojam. A seguir você conhecerá um pouco mais sobre as causas e tratamentos para o problema, bem como conferirá dicas para evitar micose.

Causas da micose

Os fungos se desenvolvem quando encontram um ambiente favorável, partes quentes e úmidas da pele. Por isso podem aparecer quando a pessoa esta sendo medicada com antibióticos, que causa a baixa imunidade, por um período muito longo. Outra causa provável para a micose é a transmissão. Pode ser adquiridas ao usar roupas e calçados emprestadas de outra pessoa.

Sintomas da micose

Os sintomas variam de acordo com o grão da lesão. Pode ser uma forte coceira ou sinais de vermelhidão e descamação na região atingida. Ou ainda a pele pode ficar branca e amolecida (maceração), conhecidos como frieira. Nas unhas, a lesão pode causar o descolamento da borda distal e o aparecimento de deformações, ou pontos brancos e unha mais espaçada.

Tratamento indicado para a micose

O tratamento para a micose deve ser feito com o acompanhamento de um dermatologista. Por isso evite automedicar-se com remédio indicados por amigos. O que pode ter sido bom para a pele de outras pessoas pode não ser ideal para a sua. Como visto acima, as causas da micose podem ser variadas, por isso é preciso contar com a ajuda do dermatologista para identificar o problema. Utilizar remédios sem saber a sua verdadeira necessidade, pode até dificultar no diagnóstico correto da lesão. Os tratamentos indicados por dermatologistas normalmente duram dois meses e são baseados na aplicação disciplinada de cremes, loções, talcos e comprimidos, dependendo da extensão da micose.

Dicas para evitar a micose

A melhor saída para se livrar do problema ainda é a prevenção. Para isso, é preciso tomar cuidado com as roupas que favorecem a transpiração, principalmente as peças de matérias sintéticas. Prefira meias e roupas íntimas a base de algodão, que de preferência não sejam muito apertadas e justas. Nos pés, evite sapatos e roupas molhadas. Depois de pegar chuva, por exemplo, tire o sapato para não deixar secar com ele nos seus pés. Cuidado também com sapatos e roupas emprestadas de outras pessoas. No banho, seque bem as dobras do corpo, como entre os dedos dos pés, axilas e virilha, pois esses locais retêm mais calor e umidade. Cuidado com possíveis infecções vindas de utensílios. Utilize luvas para lavar louça e esterilize bem instrumentos como alicate.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!