Verão é geralmente sinônimo de praia para muitas famílias e as que têm crianças devem estar atentas às dicas para cuidar dos filhos na praia. É imprescindível que elas sejam supervisionadas a todo o instante por adultos responsáveis.
Para ter ideia de como as fatalidades são uma realidade, pesquisas apontam que casos de afogamento no Brasil são a segunda causa mais frequente de morte de crianças entre um ano e os 14. Portanto, confira a seguir algumas dicas de como cuidar dos filhos na praia e evitar arrependimentos:
Como cuidar dos filhos na praia
– Mesmo que a criança saiba nadar, é indicado que um adulto sempre esteja a supervisionando, tanto na praia quanto em piscinas. Poucos minutos são suficientes para uma criança que ficar submersa perder a consciência e ter danos cerebrais graves para o resto da vida.
– Uma das dicas para cuidar dos filhos na praia mais importantes é referente ao horário em que a criança pode ficar sob o sol ou dentro d’água. As atividades ao ar livre podem se estender até às 10h e após as 16h.
– Mesmo no horário indicado deve haver cuidado, inclusive, quando se trata de bebês, sendo que eles podem permanecer, no máximo, 20 minutos em exposição direta. Depois, é melhor deixá-lo em um local protegido do sol e ventilado e com roupas frescas. Mais tarde, pode colocá-lo sob o sol mais 20 minutos. Também evite que ele sinta sede.
– Quanto ao filtro solar, o mais adequado é que os pais deixem os pequenos 15 minutos sem filtro solar, assim, a exposição ao sol vai ajudar na produção da vitamina D, importante entre outras coisas, no processo de “ossificação” das crianças. Porém, depois use protetor com fator 30.
– Como cuidar dos filhos na praia exige cuidados extras com a alimentação, para evitar as diarreias, muito comuns nos dias quentes. A água também pode causar gastroenterite, sendo indicado saber a origem da água que a criança beber. Uma forma de evitar problemas é fervendo a água, mas ela deve estar fria na hora de oferecer à criança. Também é importante evitar molhos como catchup, mostarda e maionese que ficam nas barraquinhas.
– Para cuidar dos filhos na praia e não se estressar, portanto, o melhor é levar tudo de casa, como a água, isotônicos, água de coco – o que também vai sair mais barato.
– Outra dica na hora de cuidar dos filhos na praia é não deixar que eles fiquem com a sunga ou biquíni molhados por muito tempo no corpo. Nesse caso, podem aparecer as dermatites, provocadas por fungos que adoram pele úmida.