Alguns cuidados para dormir bem no calor são imprescindíveis, ainda mais nas regiões brasileiras onde as noites quentes parecem não ter fim. Por isso, o melhor é deitar com roupas leves e aconchegantes, que não apertem e nem incomode a noite de sono.
A roupa de cama também pode ser uma grande aliada de uma noite de sono tranquila. Os lençóis de algodão e linho sintético são os mais adequados porque esquentam menos. Já os travesseiros devem ser do tipo que garanta o afastamento de ácaros, fungos e bactérias,os quais facilitam o aparecimento de alergias típicas do verão, atrapalhando o sono.
Para garantir que se durma em torno de sete a oito horas – média ideal para garantir a saúde do corpo, é preciso que o quarto esteja arejado. Se por causa dos mosquitos não der para deixar uma fresta da janela aberta, ao menos, durante o dia, abra tudo para que o ar seja renovado.
Também é importante para uma boa noite de sono que o corpo esteja fresco, por isso, a dica é tomar um banho refrescante antes de dormir, o que vai ajudar a relaxar o corpo e fazer com que o sono não demore a chegar. A dica nessa hora é dar preferência para um banho morno.
Outro entre os cuidados para dormir bem no calor é não beber muita água antes de dormir, caso contrário, é inevitável que o corpo desperte no meio da noite para ir ao banheiro. O problema é que depois o sono pode demorar a voltar.
O melhor, portanto, é hidratar-se bem ao longo do dia, ingerindo ao menos dois litros de água, o que também vai colaborar para o bom funcionamento do organismo como um todo.
Dicas para dormir bem no calor e acordar mais disposto
Outro dos cuidados para dormir bem no calor é não comer demais antes de dormir, já que de estômago cheio o sono pode demorar mais para aparecer. Além disso, a digestão é prejudicada. Nesse sentido, a dica é ter uma alimentação balanceada e saudável ao longo do dia e à noite deixar para comer alguma coisa mais leve.
O mesmo serve para as bebidas estimulantes, que devem ser ingeridas ao longo do dia e não pela noite, como é o caso do café, do chá verde e de outros chás que possuem cafeína, como o mate e o preto. Atividades físicas vigorosas também podem atrapalhar uma boa noite de sono, por isso, deixe-as para o dia, à noite o melhor é fazer um bom alongamento.
Já o ar condicionado deve ser usado com moderação, se ele estiver no quarto, sendo que a temperatura adequada para a noite é 24 graus. O ventilador também ajuda a refrescar, no entanto, não o deixe virado para você.