Algumas dicas para mudar de plano de operadora podem tornar o procedimento menos dispendioso, já que o mais comum é que ninguém goste de ficar pendurado no telefone com a operadora – costuma sempre dar dor de cabeça. Por isso, a primeira dica é já saber de algumas coisas.
Se você muda de plano, automaticamente, o seu número de telefone permanece o mesmo, desde que o procedimento seja feito com a mesma operadora. No entanto, se além de plano você migrar para uma nova empresa, o número só permanecerá o mesmo se a antiga prestadora informá-lo à nova. Isso deve ser feito em um prazo de 60 dias, sendo que é o usuário quem deve solicitar isso.
Também é importante que o consumidor saiba que ele pode mudar de plano de operadora a qualquer momento. Por outro lado, isso nem sempre é o que acontece em determinadas situações. Se o usuário, por exemplo, assinou um contrato de benefícios será preciso que respeite o prazo previsto, senão, terá que pagar as multas cabíveis.
Isso pode ocorrer quando ocorre a compra de um celular subsidiado, por exemplo. Há também os casos de prazo de permanência, que a operadora pode exigir, a fim de que o usuário mantenha-se no mesmo plano por 12 meses, como um programa de fidelidade, uma vez que a contrapartida foram os benefícios oferecidos a ele.
Porém, quando o serviço foi contratado essas informações devem ter ficado claras para o cliente. A aquisição de um celular com preço abaixo do praticado no mercado é um caso bastante comum quando existe o prazo de permanência.
O que fazer para mudar de plano de operadora
Ainda sobre os prazos de permanência, uma das dicas para mudar de plano de operadoras é que a prestadora de serviços não pode cobrar multa pelo subsídio do aparelho nem mesmo exigir a quitação antecipada do mesmo.
Dessa forma, se o usuário mudar de plano de serviço ou até mesmo de operadora a partir de 12 meses de permanência, o certo é a prestadora continuar o envio das faturas, com o valor e prazos inicialmente contratados, referentes ao aparelho subsidiado.
Também vale pensar sobre a mudança de plano, se é preciso realmente e se ele vai de encontro as suas necessidades. Além disso, antes de ligar para a sua operadora e solicitar a mudança de plano por um que seja mais vantajoso a você, olhe no site da empresa quais são as opções que ela oferece.
Desse modo, fica mais fácil você avaliar os pós e os contras e mesmo se precisa fazer a mudança. Caso esteja insatisfeita com a sua operadora, esse é o momento certo não apenas de trocar de plano, mas também de prestadora de serviço.