Skip to content

CURSO TÉCNICO DE CONTABILIDADE

CURSO TÉCNICO DE CONTABILIDADE

De “guarda-livros” – como eram chamados antigamente – a contador, esse profissional passou por muitas mudanças e adquiriu reconhecimento ao conquistar sua participação ativa na rotina e nas finanças das empresas. Embora o técnico de contabilidade tenha tido reconhecimento (em termos de regulamentação profissional) recentemente, sua atuação no mercado de trabalho já é bastante necessária, o que impulsiona a procura pelos cursos técnicos. Se você pretende realizar um curso técnico de contabilidade, existem várias opções no mercado. Confira algumas dicas para fazer o curso e buscar uma colocação profissional.

Onde encontrar curso técnico de contabilidade

Se você mora próximo às principais cidades brasileiras, não terá dificuldade em realizar um curso presencial de contabilidade nível técnico. Diversas escolas, universidades e unidades do SENAC oferecem essa oportunidade. Mas se esse não é o seu caso, ainda pode se profissionalizar na área realizando um curso à distância. Veja algumas opções:

– INED – http://www.institutonacional.com.br/

– Instituto Monitor – http://www.institutomonitor.com.br/curso-tecnico-de-contabilidade-distancia.aspx

– Colégio Polivalente – http://colegiopolivalente.com.br/CursosTecnicos/CursoTecnicoemContabilidade.aspx

– CETAP – http://www.cetap.com.br/ead/

– QI – http://qi.edu.br/curso/curso.php?id=10&curso=EAD+-+TECNICO+EM+CONTABILIDADE

– IPED – http://www.iped.com.br/financas/curso/contabilidade

Funções de um técnico em contabilidade

O técnico em contabilidade pode legalmente obter registro profissional no conselho da classe, tornando-se então oficialmente apto para realizar diversas atividades de sua competência em um escritório de contabilidade. De todas as atividades que o contador pode realizar, o técnico só não será solicitado para perícia contábil e auditoria. Para que o registro seja possível, serão necessárias a conclusão do curso e a aprovação no exame de suficiência profissional promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade.

O Conselho estimula também que os técnicos em contabilidade optem por se qualificar e especializar, participando de programas de educação continuada, cursos de aperfeiçoamento, seminários e fóruns de estudo. Medidas necessárias para manter os profissionais aptos e atendendo as necessidades mercadológicas exigentes atualmente.

No ensino do técnico de contabilidade é preciso investir também em ética. Deixar clara a importância de uma postura proativa e perspicaz para compreender a dinâmica econômico-financeira, política e social da empresa para qual vai trabalhar e da situação mercadológica do mundo em geral.

As empresas vão optar por profissionais que apresentem princípios éticos e entendem a relevância de sua formação para a empresa, valorizando sua posição, por isso a pró-atividade é tão necessária.

Perspectivas de mercado para técnicos em contabilidade

O campo de atuação dos profissionais de contabilidade sempre esteve diretamente relacionado ao ambiente e a parceria de empresas. As possibilidades de atuação são amplas e podem ser desde empresas públicas a espaços privados, cada um com seu grau de dificuldade de ingressar.

Independente da situação do mercado o escritório de contabilidade, seja autônomo, seja na empresa, sempre será necessário. Em qualquer cenário que se imagine, as empresas de estarão presentes necessitando de profissionais contábeis, precisando de informações gerenciais relevantes, incorporando parâmetros, e pedindo auxílio sobre suas condições financeiras.

E independentemente do porte da empresa em que trabalha, o técnico em contabilidade precisará ser sensível a perceber situações mercadológicas do ramo de seu cliente, para antecipar ações e medidas que precisarão ser tomadas pelo empresário em prol dos funcionários e do progresso financeiro de sua empresa, desse modo, o técnico contábil poderá contribuir até para os lucros da instituição.