Funcionários que atuam em alguns setores da economia e que trabalham com segurança do trabalho devem conhecer as chamadas normas regulamentadoras. Quem precisa se qualificar nesse sentido pode fazer o Curso de NR5 Básico – Introdução à CIPA, que é oferecido sem custos pelo site Prime Cursos.
Para inscrever-se e começar as aulas, basta acessar o endereço eletrônico www.primecursos.com.br. O conhecimento é transmitido à distância, permitindo que pessoas que residam em qualquer cidade do país possam realizar o curso. Ao seu final, o aluno recebe certificando, que vai comprovar o conhecimento adquirido e abrir portas para o mercado de trabalho.
O certificado também funciona como atividade extracurricular de cursos universitários e em concursos públicos, seja como pré-requisito seja como documento para a prova de títulos. Com carga horária de 20 horas, outra vantagem de fazer as aulas é que o aluno pode estudar nos momentos em que tiver tempo.
Mais a respeito do Curso Grátis de NR5 Básico – Introdução à CIPA
Cada norma regulamentadora possui uma finalidade, no caso da NR5, é o de regulamentar as atribuições legais da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego para várias empresas.
Dessa forma, o curso tem o objetivo de transmitir quais são essas atribuições, qual a sua importância, como a comissão deve ser formada, entre outros aspectos. Embora esse curso dê informações completas, não substitui a qualificação que os membros da CIPA devem realizar para integrar a comissão.
Nesse caso, os responsáveis por essa formação são os instrutores habilitados pelo MTE-DRT, SESMT ou empresas especializadas em segurança no trabalho. Já o Curso de NR5 Básico – Introdução à CIPA conta com o seguinte conteúdo programático:
– Como é a estrutura organizacional de uma CIPA numa empresa?
– Resumo das atribuições legais dos membros da CIPA.
– Acidentes de Trabalho
– Organização da Comissão
– Funcionamento da Comissão
– Treinamento da Comissão
– Processo Eleitoral (Eleição da Comissão)
– Uso do 5W2H para o Plano de Ação na CIPA
– Mapa de Risco.