Skip to content

CURSO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA SENAI

CURSO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA – O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma das entidades líderes em oferecer cursos para qualificar os trabalhadores da indústria brasileira. Entre as formações que oferece para o setor, está o Curso de operador de empilhadeira, que conforme a unidade do SENAI (www.senai.br) mais próxima de você pode oferecer esse curso de forma gratuita ou com preço bastante acessível. Se você já estiver trabalhando, a empresa em que você atua pode arcar com as despesas do seu curso.

CURSO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA SENAI

Se você ainda não atua como operador de empilhadeira, mas gostaria de se qualificar nessa profissão, saiba que a função exige que você opere também outros equipamentos de movimentação de cargas, como guinchos para o transporte de cargas. Para tanto, é preciso mostrar habilidade motora e concentração, já que é um serviço que exige muito cuidado ao transportar diferentes tipos de materiais.

Quem deseja fazer o Curso de operador de empilhadeira para atuar na área também deve ter facilidade em trabalhar em equipe. Esse serviço exige, ainda, que o trabalhador saiba realizar pequenas manutenções nos equipamentos que operar, bem como organizar e inspecionar as cargas pelas quais é responsável. Quem estiver qualificado com o curso de operador de empilhadeira poderá ser empregado em indústrias do setor metalúrgico, de construção, alimentos, madeira e extração mineral.

Com o Curso de operador de empilhadeira, torna-se mais fácil conseguir um bom emprego no setor industrial, pois essa é uma função desempenhada em grande parte das indústrias e, por isso, o mercado sempre está com vagas abertas. Normalmente, o Curso de operador de empilhadeira conta com carga horária de 30 a 40 horas/aula, sendo que o requisito é que o aluno tenha no mínimo 18 anos, bem como carteira de habilitação e experiência em dirigir veículos.

No Curso de operador de empilhadeira se vê tópicos referentes aos fundamentos da empilhadeira, noções de segurança, normas e serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho. Outros temas abordados em aula são os principais tipos de empilhadeira, como elas funcionam, simbologia de embalagens e classificação de riscos, diferentes tipos e dimensões de contêineres, conversão de unidade, transmissão eletrônica de dados, entre outras disciplinas.