O curso de gestão financeira visa preparar para uma atuação no planejamento financeiro, na organização, na direção, na captação e nos investimentos de recursos de uma empresa. Independente de ser uma pequena ou grande empresa, esse é um ramo extremamente importante. É através desses conhecimentos que ser á possível analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar estoques, acompanhar faturamentos, entre outros.
Entre os principais cargos ocupados estão: assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro. Há ainda a possibilidade de se abrir um negócio próprio, sendo consultor financeiro para outras empresas. Instituições bancárias são grandes empregadoras para essa área. Outro ramo importante é a consultoria, pois possui uma demanda bastante significativa. Profissionais que cursaram gestão financeira terão mais chances de serem contratados nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para a cidade de São Paulo. O salário inicial gira em torno de R$ 1.500,00.
Durante o curso, basicamente o aluno irá se envolver com matérias que envolvem cálculos e aprenderá sobre finanças, administração, contabilidade, estatística, investimentos, capital de giro e formação de preços, entre outros módulos. Um curso de gestão financeira dura em média dois anos e também pode receber os nomes de Gestão bancária, Gestão de Finanças; Gestão em Finanças e outros derivados.
É um curso bastante indicado para quem quer compreender as informações financeiras de sua empresa e administrar melhor os seus negócios, estando mais apto para tomar decisões seguras e eficientes. Alguns benefícios são a melhoria da gestão financeira da empresa, análise de dados financeiros, melhoria no processo de decisões sobre os rumos da empresa, além de maximizar os resultados financeiros. Dessa forma, o controle, análise, planejamento e simulações empresariais se tornarão mais eficientes.
Para isso é possível procurar uma escola especializada ou ainda realizar um curso a distância. Basta encontrar a opção que melhor se encaixe em sua disponibilidade financeira e de tempo. O curso está disponível em universidades espalhadas por todo o país, públicas e particulares. Duas faculdades que se destacam são a FTEC e a Estácio de Sá, que possuem processos seletivos bem disputados.