Através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – diferentes entidades no país oferecem vagas em cursos de qualificação. Quem deseja realizar o curso de eletricista sem custos pode buscar em sua cidade as instituições parceiras do governo que oferecem a qualificação profissional gratuita.
No Mato Grosso, o SENAI – www.senaimt.com.br – conta com o curso de Eletricista de Linhas Elétricas de Alta e Baixa Tensão. Para se inscrever, basta acompanhar no site ou manifestar interesse em realizá-lo para saber quando abrem novas vagas.
Durante as aulas, o aluno vai aprender a realizar serviços em redes de distribuição, seguindo as regras e procedimentos técnicos de segurança e qualidade. A carga horária do curso é de 300 horas e para iniciá-lo é preciso que o interessado tenha ao menos ensino fundamental incompleto (1ª a 4ª séries) e idade mínima de 18 anos.
Mais informações do curso de eletricista gratuito
Para o curso de eletricista, com ênfase em Linhas Elétricas de Alta e Baixa Tensão, assim como para os demais cursos oferecidos pelo Pronatec, é preciso ter alguns documentos à mão na hora de se inscrever.
Entre eles, cópia de documento de RG e CPF, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia de comprovante de endereço atual (dos últimos três meses) e comprovante de escolaridade. Já os tópicos abordados em sala de aula são os seguintes:
– Construção da identidade profissional
– Construção e manutenção de redes de distribuição
– Eletricidade básica
– Instrumentos de medição e iluminação pública
– Interpretação de projetos de rede baixa, média e alta tensão
– Matemática básica
– Norma regulamentadora 10 – NR 10 básico
– Norma regulamentadora 10 – sistema elétrico de potência – SEP
– Normas do setor elétrico.
Por meio do Pronatec, os interessados em cursos de eletricista podem fazer ainda curso de Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica e curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.