CUIDADOS COM OS QUARTOS DAS CRIANÇAS – Manter o quarto dos pequenos com conforto e segurança pode ser um dilema para os pais, principalmente para os que estão lidando com o assunto pela primeira vez. O ambiente deve passar para a criança uma sensação de conforto, segurança e estabilidade para que, principalmente na hora de dormir, ela fique à vontade e relaxe. É possível ter um cômodo bonito, funcional e principalmente seguro. Confira as dicas para cuidar do quarto das crianças.
– Se a criança tiver uma idade adequada incentive-o a arrumar a cama e ajude-o nesta tarefa, faça brincadeiras e estimule a criança a manter o ambiente de descanso sempre organizado. Caso seja muito pequeno, faça a arrumação logo que a criança se levantar e mantenha o ambiente sempre arrumado.
– O colchão deve ser a prova de alérgenos (bolor e ácaros principalmente) e é importante utilizar capas antialérgicas removíveis.
– Mantenha a roupa de cama sempre limpa. Lençóis, fronhas e edredons devem ser guardados em local adequado, dentro de um armário apropriado.
– A decoração do quarto deve acompanhar a idade e a fase de desenvolvimento da criança.
– Mantenha janelas e persianas limpas. Caso utilize cortinas, escolha tecidos leves e com poucos detalhes grossos, pois assim o acúmulo de poeira diminui.
– É importante manter a ventilação do ambiente, mas evite ventilação artificial. No verão, com temperaturas mais altas e calor intenso prefira ventilador de teto ajustado para função de exaustor, assim o ambiente fica fresco e a criança não recebe correntes de ar diretas.
– Tenha um espaço reservado para os brinquedos. Organize-os em caixas e evite aqueles que têm pecinhas que se soltam facilmente para que a criança não se acidente enquanto brinca sozinha ou com outras crianças.
– Tenha um cesto para roupa suja dentro do quarto, pois facilita a organização. Mantenha-o em local arejado e incentive a criança a depositar as roupas sujas nele.
– Carpetes e tapetes são dispensáveis, pois acumulam ácaros e poeira. Se quiser, pode optar por tapetes de borracha que podem ser uma ferramenta para a brincadeira da criança.
– Não deixe as crianças comerem no quarto. Os farelos das guloseimas podem atrair insetos.
– Mantenha o ambiente sempre limpo e tenha o hábito de abrir as janelas.
– Evite móveis pontiagudos, prefira os de cantos arredondados e assegure-se de que são bem firmes.
– É interessante proteger janelas com telas e mosquiteiros para evitar a entrada de insetos. A utilização de inseticida pode ser prejudicial, então a melhor medida é evitar que os bichinhos entrem.