PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS COM OS PRIMEIROS DENTINHOS DO BEBÊ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

Ter um bebê em casa é vivenciar inúmeras fases a cada momento. Sem dúvida, uma das mais difíceis é a fase do nascimento dos primeiros dentinhos, que acontece entre os primeiros seis meses a um ano de vida, e daí por diante. Nessa etapa é preciso ter jogo de cintura para lidar com o humor do bebê, que vai ser influenciado pelo incômodo da dor causada pelos dentes e até outros sintomas como febre e coceira na gengiva. A seguir você irá conferir alguns cuidados com os primeiros dentinhos do bebê.

Além disso, os dentes precisam ser cuidados ao longo de toda a nossa vida, contando com o momento em que eles nascem. Por isso, é responsabilidade dos pais terem cuidados especiais diante dos primeiros dentes de seus bebês. Saiba o que é necessário para cuidar do seu bebê e os novos dentinhos nessa fase complicada.

Principais cuidados com os primeiros dentinhos do bebê

CUIDADOS COM OS PRIMEIROS DENTINHOS DO BEBÊ

1. Higienização:

Nesta fase será preciso manter a boca do seu bebê bem limpinha. Por isso, comece a limpar a boca dele antes mesmo do primeiro dentinho aparecer por completo, para que ele já possa se acostumar com essa rotina. A limpeza deve ser feita com faze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada. Incorpore este hábito a rotina de cuidados com seu filho a noite, antes de colocá-lo para dormir. É preciso ter cuidado com a fragilidade da gengiva da criança nesta fase, mas nunca deixar de limpar a boca dele por medo de machuca-lo. Escovar ajuda também o dente a nascer, pois a gengiva fica delgada, o que facilita a erupção dos dentes.

2. A primeira escova dental:

Depois que maior parte dos dentes já estiverem a mostra na boca do seu filho, estará na hora de largar a gaze e partir para uma escova de dente infantil, o que também é um procedimento complicado, mas não impossível. Para quem ainda tem receio de machucar o bebe, algumas lojas especializadas vendem dedeiras para escovação, que devem ser utilizadas depois da esterilização.

Mas quando os dentes do fundo estiverem aparecendo, você não poderá mais escapar da escova, o que não é uma opção ruim apesar de dar medo. A escova ideal para o bebe em fase de formação dos dentes é a que tem cerdas macias e uma cabeça pequena, para facilitar alcançar algumas partes da boca mais facilmente. Lembre-se de não utilizar a escola por mais de três meses, pois as cerdas começam a se separar e podem machucar a gengiva do seu filho. A pasta de dentes também deve ser específica, pois até que os dentes de leite caiam e nasçam os permanentes, o mais indicado seria um produto sem flúor, para proteger melhor os dentes descartáveis e também o estomago da criança, pois nos primeiros anos ela costuma engolir o creme dental durante a escovação.

3. Escove de maneira correta:

Agora que você sabe exatamente que material é necessário para higienizar bem a boca do seu filho, é preciso saber como escovar. Quando os dentes ainda estiverem rompendo a gengiva, utilize a gaze ou a fralda de pano enrolada no seu dedo e passe levemente contornando toda a extensão da gengiva do bebe, mas não precisa ir muito a fundo, pois os dentes ainda não nascem naquela parte e você poderá provocar o vomito da criança. Quando começar a escovar com a escova, a cabeça pequena dela pode ajudar a alcançar os lugares mais fundos da gengiva, como citado anteriormente, cuidando para não forçar os movimentos e machucar. Ensine seu filho a cuspir toda a pasta que ficar na boca depois da escovação. E fique de olho, ingestão da pasta pode provocar reações como vômito e diarreia.

4. Visitas ao dentista:

Quando os dentes começarem a formar uma linha na boca do seu filho, na parte de cima e de baixo, é bom visitar o dentista para verificar se o crescimento está acontecendo corretamente e se os dentes têm força. Dê preferência por consultar um dentista especializado na saúde da boca infantil.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!