As gripes não devem passar despercebidas ao longo da gestação, inclusive, deve-se ter muitos cuidados com garganta inflamada na gravidez. Esses problemas de saúde, que nem sempre são motivos de muita preocupação, precisam ser levados com mais seriedade pelas grávidas. Como o sistema imunológico da gestante fica mais vulnerável, uma simples gripe pode desencadear problemas mais sérios. Exemplos são: pneumonia, amidalite, faringite e sinusite, ou seja, doenças que podem colocar em risco a saúde do bebê.
Ao primeiro sinal de gripe e/ou de garganta inflamada, é importante buscar atendimento médico, para controlar o quadro. Os sintomas mais comuns de uma gripe são: febre, dor de cabeça, nariz entupido, tosse seca, dores pelo corpo e garganta inflamada, além de espirros frequentes.
O atendimento especializado deve ser com um otorrinolaringologista, que vai oferecer o melhor tratamento. Mulheres grávidas não devem se automedicar nem mesmo para o que elas podem achar que seja somente um simples resfriado. Assim, todo o remédio consumido deve ser orientado por um profissional da saúde.
É importante lembrar que os antigripais e descongestionantes nasais são remédios que possuem, em sua fórmula, componentes prejudiciais à saúde do bebê e mesmo da gestante. Exemplo são os vasoconstritores e aepinefrina, substâncias que podem provocar o aumento da pressão e, por consequência, casos de hipertensão, taquicardia e outros problemas.
Já os analgésicos, que têm o ácido acetilsalicílico em sua composição , e os anti-inflamatórios podem alterar e mesmo retardar o trabalho de parto. Enquanto isso, os sintomas da gripe em si não afetam o bebê diretamente, já que o útero consegue proteger o feto da infecção.
Veja os principais cuidados com garganta inflamada na gravidez
Entre os principais cuidados durante a gestação está evitar a garganta inflamada e as gripes. Isso pode ser feito fortalecendo o sistema imunológico, ao ter uma alimentação bastante saudável e equilibrada. Essa atitude é benéfica como um todo para a saúde da mãe e do bebê, e não apenas para prevenir os resfriados.
A dica, então, é ingerir todos os grupos alimentares, inclusive verduras, legumes e frutas, as quais são fonte de vitamina C, nutriente que fortalece o sistema imunológico e pode combater os sintomas da gripe. Outra dica é a ingestão de suco de laranja, acerola, kiwi e outros.
Beber ao menos dois litros de água todos os dias é outra forma de manter o organismo saudável, bem como aderir às receitas naturais para combater as gripes, como um chá com mel e limão para amenizar a dor de garganta. Já a inalação de soro fisiológico reduz o sintoma de nariz entupido.
Por fim, a febre alta pode ser reduzida com um banho morno. Também se recomenda a realização da vacina da gripe e que a gestante tenha uma rotina mais tranquila ao longo da gravidez, descansando mais.