CUIDADOS AO PESCAR

CUIDADOS AO PESCAR – Deixar para preparar as suas tralhas de pesca antes do dia da pescaria é uma atitude arriscada, que pode terminar causando muitas frustrações, caso você chegue ao local da pescaria e perceba que esqueceu algum equipamento importante ou que ele não está em boas condições de uso. Por isso, é fundamental conhecer cuidados ao pescar.

Ao conferir alguns cuidados ao pescar, você não perderá a oportunidade, uma vez que o preço pago pela qualidade dos equipamentos de pesca costuma ser um investimento alto. Sendo assim, é necessário ter momentos de dedicação e manutenção, que são simples na maioria das vezes.

Veja quais são os principais cuidados ao pescar

1. Cuidados com as varas: a manutenção desse equipamento é uma tarefa fácil, que requer apenas uma inspeção visual cuidadosa. A maioria das varas danifica suas pontas em portas de carro, portas de casa ou mesmo durante o transporte.

2. Escolha da vara certa: varas de fiberglass são muito resistentes e as de grafite necessitam mais cuidados. No entanto, procure não bater qualquer tipo de vara. Isso pode causar danos em seu blank e provocar uma ruptura quando pegar algum peixe.

3. O que fazer depois da pesca: após seu uso, apenas lave a vara com água corrente para limpeza. Você pode usar uma pequena quantidade de sabão neutro, se achar necessário.

4. Cuidados com os passadores: em geral, os passadores devem ser checados antes e depois de cada uso, evitando impactos ou qualquer área abrasiva. Para estabelecer que o anel de cerâmica não se encontra trincado, uma boa técnica é deslizar uma meia fina de nylon, a qual desfiará, na existência de uma trinca. Verifique o desgaste dos mesmos. Se estiverem frouxos, uma aplicação de Epoxy ajudará a resolver o problema. Se forem de cerâmica, cheque se não estão trincados. Já os de cromo não apresentam tanto desgaste.

5. Cuidados com os Reel Seats: os Reel Seats (lugares onde se encaixam carretilhas e molinetes) também devem ser bem-lavados, para evitar corrosão ou avarias por sujeira ou água salgada. Isso no caso de varas mais antigas, pois algumas varas apresentam excelente qualidade no material.

6. Cuidados com carretilha e molinete: essa é a parte mais complexa e que requer vigilância constante, principalmente quando o seu uso for em mar. O primeiro passo é começar adquirindo equipamentos de ótima qualidade e apropriados, seja para seu uso em água doce ou salgada. Depois, aplique um pano com água morna ao redor do carretel evitando jato de água, o que pode forçar a entrada de água no equipamento. Em seguida, estique a linha e recolha de volta, passando por um pano com água morna. Depois do uso, aperte a fricção e lave com suaves jatos de água.

7. Cuidados para desmontar: se tiver conhecimento, desmonte o equipamento adequadamente, secando bem suas partes e utilizando um pano, caso haja necessidade.

8. Lavagem apropriada: aproveite o seu banho e leve seu equipamento junto para reforçar a limpeza dos mesmos. Verifique se as engrenagens trabalham suavemente.

9. Cuidados com as instruções: siga as instruções de manutenção recomendadas pelo fabricante, usando graxa ou óleo lubrificante em suas engrenagens. Aplique Silicone Spray, inclusive nas linhas para prolongar suas propriedades.

Ao seguir os cuidados acima, será mais fácil pescar com eficácia.