PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO CONTRATAR CUIDADOR DE IDOSOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Quem vive com uma pessoa idosa ou tem idosos na família sabe o quão difícil é encontrar serviços qualificados para atender a todas as necessidades que surgem nessa idade. E quanto mais avançada a idade da pessoa, mais cuidados ela precisa. É por isso que, cada vez mais, o mercado de trabalho vem se adequando a essa realidade abrindo espaço para profissionais especializados no atendimento de pessoas idosas. A seguir, você irá conferir os cuidados ao contratar cuidador de idosos para oferecer o melhor a quem você ama.

Especialistas da área comentam que mais do que uma profissão do futuro, os cuidadores de idosos são profissionais altamente requisitados atualmente, isso porque o grupo de idosos que mais cresce é de pessoas com 80 anos ou mais, idosos muito frágeis e mais propensos a enfrentar doenças, quedas e futuras hospitalizações. Para piorar o contexto, muitos destes casos ainda preveem a diminuição do núcleo familiar e o envolvimento da mulher no mercado de trabalho, tornando a presença do cuidador de idosos cada vez mais necessária.

Confira os cuidados ao contratar cuidador de idosos

CUIDADOS AO CONTRATAR CUIDADOR DE IDOSOS

Requisitos básicos: o primeiro cuidado é contratar profissionais que possuam ao menos um curso específico para a área de atendimento da terceira idade em seu currículo. Essa formação costuma abordar inúmeros aspectos do envelhecimento, com um corpo docente multidisciplinar, envolvendo desde psicólogos, até enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. Contar com aulas práticas e experiências anteriores também tornam os candidatos mais aptos a cuidarem de um idoso. Você também pode exigir características como responsabilidade com tarefas da rotina, pontualidade, comprometimento, paciência, bom preparo físico e criatividade, por exemplo, para desenvolver atividades que estimulem o idoso em questão.

Qual o momento para contratar um cuidador?

Muitas famílias afirmam que jamais iriam pagar uma pessoa estranha para ajudar a cuidar de um parente necessitado, tanto em casa como em um hospital, considerando o ato muito insensível com o familiar. Outras pessoas temem que o profissional trate o idoso de forma negligente ou até o maltrate. Mas é preciso avaliar as condições do idoso e as possibilidades da família de dar a esta pessoa a atenção e os cuidados que ela precisa. Você pode tomar cuidados ao contratar cuidador de idosos, conferindo sua capacitação e experiência para assumir o trabalho, garantindo que o idoso terá todo o cuidado necessário.

Um cuidador pode ainda ser a solução para uma pessoa que precisa sozinha cuidar de um idoso. Se a pessoa não estiver bem preparada para a função, pode acabar prejudicando a evolução do paciente, o tratando sem paciência ou administrando os medicamentos de forma errada num momento de irritação.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!