CROMOTERAPIA DAS CORES – SIGNIFICADO, COMO FUNCIONA

CROMOTERAPIAJá reparou como as cores possuem significados no nosso dia-a-dia? O vermelho da paixão, do coração, da energia e das bochechas coradas; o azul da tranquilidade, da positividade, da música do Simonal e da antiga propaganda da Poupança da Caixa "vesti azul, minha sorte então mudou"; o verde da esperança e da cura; o branco da paz e da pureza, do reveillon, etc. Cada cor traz em si um sentimento, uma poder, e esse saber, tão presente em nossa cultura não é novo, mas vem desde os primórdios da civilização. Desde aquela época remota que se utiliza a força das cores para tratar doenças e estados mentais conflituosos. O nome dessa prática é Cromoterapia.

CROMOTERAPIA DAS CORES - SIGNIFICADO, COMO FUNCIONA

A Cromoterapia prima pela harmonização do corpo e da mente, reforçando assim o ditado grego que dizia "mente sã em corpo são". No século XIX foi muito estudada pelo famoso escritor alemão, Goethe, que dedicou quarenta anos a pesquisá-la e criou a Teoria das Cores. Reconhecida como uma terapia alternativa pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem sua validade ainda questionada pela comunidade científica, mas encontra adeptos por todo mundo.

Goethe descobriu que as cores vermelho, azul, amarelo e verde produzem reações psicológicas, provocando estímulos, acalmando, alegrando e relaxando, dependendo de cada cor. E esses efeitos podem ser mais ou menos intensos. Tal teoria foi revitalizada por uma corrente da Psicologia, chamada Gestalt, que acabou por influenciar o que conhecemos hoje como Publicidade e Design. A Cromoterapia, também detentora desses saberes, utiliza as sete cores do arco-íris (ou do espectro solar) para restaurar o equilíbrio físico-energético, a partir dos pontos de energia vital, localizados ao longo da coluna e conhecidos como chacras.

Com muitos adeptos pelo mundo, a Cromoterapia é uma das alternativas no tratamento de enxaquecas. No site www.cromoterapia.org.br é possível encontrar muitas informações a esse respeito. A enxaqueca, por exemplo, possui diversas causas diferentes, entre elas estão disfunções oftalmológicas (hipermetropia, miopia, astigmatismo), endócrinas (como a TPM), problemas respiratórios (rinites e sinusites) e arteriais (hipertensão). Cada uma dessas manifestações pode ser tratada com a Cromoterapia a fim de que os efeitos se atenuem e isto se reflita na diminuição das enxaquecas.

Também utilizada como estilo de vida, a Cromoterapia pode ser aplicada na escolha das roupas e na decoração da casa. No site www.personare.com.br/cromoterapia você pode encontrar dicas para utilizar a Cromoterapia no dia-a-dia.