COUCH SURFING – Você está pensando em viajar, rolou uma oportunidade de conhecer uma cidade nova, mas você está sem dinheiro para a hospedagem, ou mesmo, não curte ficar em um hotel, acha que não tem graça? Então, você precisa conhecer o Couchsurfing – www.couchsurfing.org – que funciona como um site que permite aos internautas encontrarem hospedagem solidária em qualquer parte do mundo.
Para usufruir desse serviço, você deve, em primeiro lugar, fazer um cadastro no site, no qual você deve criar um perfil e disponibilizar diversas informações pessoais. Isso vai ajudar para os momentos em que você solicitar ou oferecer hospedagem. Por isso, não deixe para procurar por uma hospedagem solidária em cima da hora, já faça o seu cadastro no Couchsurfing, para usá-lo assim que precisar.
No caso de você não poder colocar à disposição a sua residência, para receber um viajante, pode participar da comunidade de outras maneiras, como oferecendo ao turista de sua cidade um café da manhã, almoço, janta em sua casa, ou mesmo, os seus serviços de guia pelos lugares mais interessantes de sua região. No momento em que você se cadastra no Couchsurfing, poderá tanto oferecer como disponibilizar todas essas oportunidades.
Além disso, quando você oferece a sua casa ou apartamento para outras pessoas se hospedarem, você pode decidir como fica melhor para você, colocando restrições, caso necessário. Tudo isso você deve informar na hora de se cadastrar no Couchsurfing. O site também oferece muitas dicas para que você utilize esse serviço da melhor forma possível e sempre tenha boas experiências ao se relacionar com os demais membros da comunidade.
Os integrantes do Couchsurfing realizam atividades em grupo, sejam elas festas, passeios, jantares, esportes, ou mesmo, grupos para estudar um idioma. Se você não encontrar uma atividade em sua cidade, pode ser o primeiro a promovê-la. Com milhões de membros em mais de 230 países, o Couchsurfing tem o objetivo de transformar o conceito de hospedagem nas viagens a turismo, ou mesmo, de estudos ou a negócios. Com essa ferramenta, que se torna realidade graças à Internet, pessoas de qualquer parte do globo podem ter uma experiência diferente ao visitar uma cidade, tendo anfitriões que podem fazer com que elas conheçam melhor a cultura do lugar, sem sentirem-se apenas turistas.