Muitas pessoas se dedicam muito nos estudos quando se trata de concursos públicos. E em 2014 boa parte dos editais já saíram com informações sobre como se inscrever e participar. O Concurso Público da Marinha do Brasil 2014 é um dos mais importantes do país e está com inscrições abertas para seleção.
O concurso este ano oferece 1720 vagas para fuzileiro naval da Marinha do Brasil. Quem conquistar as vagas terá admissão ao curso de formação de soldados fuzileiros naval para as turmas I e II de 2014.
Para realizar as inscrições é preciso pagar uma taxa de R$ 20 e é recomendável ler todo o edital de seleção e procurar pontos de inscrição listados nele. O edital pode ser encontrado no site da Marinha – https://www.ensino.mar.mil.br. Quem tiver registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal poderá pedir isenção da taxa de inscrição.
Para se inscrever no Concurso da Marinha 2014, o candidato precisa possuir as seguintes exigências: Ser brasileiro, do sexo masculino, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 21 anos, ter votado e estar em dia com suas obrigações eleitorais, estar em dia com suas obrigações militares, ter servido como militar, ter concluído o ensino fundamental, ter entre 1,54m e 2 metros de altura, não possuir antecedentes criminais, além de ter uma boa conduta social e moral.
Processo seletivo do Concurso Público da Marinha do Brasil 2014
O processo seletivo para ingressar no serviço da Marinha do Brasil é dividido em seis etapas. Na primeira, os candidatos serão submetidos a provas de caráter eliminatório e classificatório. A segunda consiste em uma investigação social, onde há uma busca sobre infrações penais, ao longo da vida do candidato.
A terceira etapa é uma série de exames de saúde realizada por uma junta médica regular. Passando nos exames de saúde, a quarta etapa será outra bateria de exames, mas dessa vez psicológicos, onde o candidato será analisado pela sua personalidade e adequação ao serviço de fuzileiro naval.
Já na quinta etapa o candidato será testado fisicamente. E por fim, na última etapa, consiste na entrega de documentos e regularização do candidato, mas até este momento é importante e ele estará sob avaliação.
Dicas para o concurso da Marinha
Diante deste processo longo e exigente é normal se sentir inseguro ao se inscrever para o concurso. Então aqui estão algumas dicas para passar pelo processo mais facilmente.
– Pense nas suas motivações: quando estiver se inscrevendo ou a caminho dos testes pense na importância desta etapa na sua vida e o que ela pode trazer de positivo a sua vida. Pense na sua família e que pode construir a ela se conseguir a vaga.
– Não se cobre: ao pensar na sua família e seus objetivos você deve vê-los como motivação e não obrigação. O processo seletivo é longo e há muita competição, não se cobre muito, pois isto é o oposto de motivação e ainda pode deixa-lo mais nervoso durante os testes.
– Não acaba quando termina: esta máxima combina muito com a situação. É importante ter em mente que concurso não se faz para passar, mas sim até passar. Insista, estude mais e volte a tentar.