Apesar de não ser nenhum bicho de sete cabeças, uma picada de abelha requer que você saiba como agir corretamente diante desse pequeno problema. Após o ferimento, a picada pode ficar bastante dolorida. Porém, basta saber como tratar picadas de abelha para reduzir os sintomas. Ao conhecer os primeiros socorros a serem prestados, será mais fácil aliviar o desconforto mais rapidamente.
Saber como tratar picadas de abelha é imprescindível, pois esse tipo de picada causa reações alérgicas. Sendo assim, é fundamental procurar um posto de saúde para acompanhamento médico da situação. O profissional da saúde irá avaliar o caso, analisando se há indício de reação alérgica.
Existem inúmeras espécies de abelhas e se uma abelha africana te picar, o atendimento deve ser imediato. Como nem todo mundo sabe identificar ou tem tempo para ver que tipo de abelha foi responsável pela picada, o ideal é correr para o médico.
Procedimentos para saber como tratar picadas de abelha
1. Retire o ferrão
A abelha é o único inseto que deixa o ferrão no ferido, além da glândula de veneno. Outras espécies, como marimbondos e vespas, não deixam o ferrão. Para conseguir raspar o ferrão da pele e tirá-lo completamente, Use alguma ferramenta de apoio. Entretanto, tenha cuidado para não apertar a glândula de veneno ao puxar o ferrão, agindo com rapidez para evitar que o veneno continue se espalhando.
2. Avalie suas reações
Fique atento se o seu organismo não apresenta reações alérgicas, como as seguintes: dificuldade em respirar; inchaço em tecidos do rosto, da boca ou da garganta; dificuldade em engolir ou respiração ofegante; ansiedade e inquietação; urticárias que aparecem como forma de erupção e prurido vermelho, espalhando-se para outras áreas além da picada; pulsação rápida; queda repentina da pressão sanguínea ou tontura. Se algum desses sintomas aparecerem, procure um médico imediatamente.
3. Tente aliviar a dor
Se não ocorrer nenhum sintoma de reação alérgica, você poderá tomar medicamentos como Ibuprofeno ou Paracetamol, que podem facilmente ser encontrados em qualquer farmácia, para o alívio da dor. Caso a sensação dolorosa persistir, procure um médico.
Quem também quer saber como tratar picadas de abelha, precisa tomar o cuidado de lavar o local da picada com água e sabão. Para aliviar o inchaço, aplique gelo, envolto em um tecido, no local da picada, por cerca de 20 minutos. Isso deve ser suficiente para que os sintomas desapareçam quase instantaneamente.
É normal que se passem cerca de cinco horas até que a picada incomode novamente, exigindo uma nova aplicação de gelo. Essa técnica ajuda a contrair os vasos sanguíneos, retardando o fluxo do sangue contaminado com veneno. Isso vai diminuir a coceira e a dor.
4. Alivie o incômodo
Além da aplicação de gelo, outra forma de aliviar o incômodo da picada é aplicar creme dental sobre a picada de abelha, causando um formigamento que dá a impressão de estar coçando a área irritada. Você pode reaplicar a pasta após cinco horas, para estender o efeito.
É só seguir as nossas instruções para você não se sentir muito mal ao ser picado por uma abelha!