COMO TRATAR GASTRITE NA GRAVIDEZ – A gastrite é uma inflamação, na maior parte das vezes, ocasionada pelo aumento da acidez do estômago. Saiba que o problema pode ser desencadeado por questões emocionais, como por exemplo, o estresse e a ansiedade. Durante o período da gestação, é muito importante ficar atento aos seus sintomas e à regularidade com que ocorrem, já que quanto antes acontecer o diagnóstico, mais rápido e fácil será o tratamento.
Vale citar que quando existe a detecção de gastrite gestacional, o médico prescreve medicamentos para reduzir a secreção do ácido produzido pelo estômago e ainda recomenda várias mudanças no cardápio da gestante. Saiba que a gastrite pode surgir durante a gravidez através da perda do apetite, vômitos, náuseas, associados à dor, e ainda à queimação na região do estômago.
Saiba que este problema ocorre por causa das alterações hormonais e também por causa do crescimento do útero, que faz uma pressão no estômago causando o retorno de todo o conteúdo gástrico para o esôfago. Para evitar esse problema desagradável, é muito importante que a mulher grávida adquira hábitos saudáveis, como por exemplo, cortar as frituras e os condimentos de suas refeições e de seu cardápio.
Também é necessário não consumir grande quantidade de comida antes de dormir e realizar ao menos seis refeições todos os dias, que devem ser fracionadas e em pouca quantidade. A gestante deve mastigar muito bem os alimentos durante as refeições e não beber líquidos enquanto se alimenta.
Invista em uma boa alimentação, rica em nutrientes e vitaminas variadas, e pratique exercícios físicos. Outra questão que deve ser levada em conta é a posição durante o sono, já que isso pode prejudicar e interferir nos sintomas do refluxo. O correto é que a mulher durma em uma posição de forma que a cabeça fique mais alta que os pés.