PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR E PREVENIR A CATAPORA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO TRATAR E PREVENIR A CATAPORA

Catapora é uma doença bastante comum na infância e, em geral, não deixa sequelas. Trata-se de uma infecção viral contagiosa, promovida pelo vírus varicela-zóster, o mesmo responsável pela transmissão da herpes zoster nos adultos. E embora exista vacina para a doença, fato que reduziu muito a incidência de catapora em crianças, ainda existem casos por aí. Quando acontece, é importante ter os cuidados necessários para evitar que o vírus se espalhe e contagie outras pessoas. A seguir você poderá conferir como tratar e prevenir catapora.

A catapora é uma doença facilmente transmitida, já que o contágio pode ocorrer tanto pelo contato com o líquido no interior da bolha, como também através do espirro ou tosse. A vacina atual consegue prevenir completamente a ocorrência da doença ou ao menos torná-la muito mais branda. Ainda assim, mesmo quem está infectado com uma versão mais branda da doença podem transmitir o vírus para outras pessoas.

Entenda a doença e saiba como tratar e prevenir a catapora

Como a doença se desenvolve?

Depois que a pessoa é infectada com o vírus, a catapora demora de 10 a 21 dias para se manifestar. Cerca de um a dois antes de mesmo da doença irromper no corpo, a pessoa contagiada já pode transmitir. Enquanto estiver com bolhas pelo corpo, a pessoa com catapora ainda pode contagiar os outros com a doença. É mais comum que sejam afetadas crianças menores de 10 anos. Na maioria dos casos a doença desenvolve moderada, mas pode resultar em complicações sérias. Adultos e crianças mais velhas costumam sofrer mais ao serem contagiados com a catapora.

Quem corre o risco?

Crianças cujas mães tiveram catapora ou que receberam a vacina estão menos predisposta ao contágio antes do primeiro ano de vida. Caso a doença ocorra nessa fase, ela costuma atingir de forma moderada, por conta dos anticorpos do sangue da mãe que ainda protegem a criança. No caso contrário, de crianças com menos de um ano cujas mães não tiveram a doença e nem foram vacinadas, a catapora pode evoluir para um quadro mais grave.

Quais são os sintomas?

Entre os sintomas mais recorrentes da doença estão mal estar, dor de cabeça, febre, dor de barriga ou perda de apetite, aflorando cerca de um a dois dias antes de as erupções aparecerem na pele. Os sintomas ainda ficam por dois a quatro dias após a manifestação das erupções. É normal que a criança desenvolva de 250 a 500 bolhas pequenas.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!