A facilidade ou não em como superar traumas amorosos depende de cada pessoa. No entanto, não se pode acomodar pensando que o seu caso é mais sério do que das demais pessoas. É preciso avaliar o que ocorreu, porque você se decepcionou na relação e quais os erros cometidos.
Isso não serve para ficar remoendo os traumas amorosos, mas sim para entender e evitar que as situações se repitam. O primeiro passo para saber como superar traumas amorosos é não começar a generalizar com pensamentos do tipo “todos os homens são iguais, cafajestes e não prestam”.
Quando uma relação não dá certo, não necessariamente existem culpados, apenas pessoas que podem ser diferentes na forma de agir e não encontraram um ponto em comum para levar a relação adiante. Você também pode estar tomando algumas atitudes que vão ao encontro dos mesmos resultados.
Uma dica para superar traumas amorosos é pensar como você escolhe os homens com os quais se envolve. Se você busca apenas os homens bonitos, com grana e status, se dar mal na relação pode ser inevitável, pois não está buscando homens que sejam educados, sensíveis e honestos.
Como evitar traumas amorosos
Outra dica para superar traumas amorosos é você transformar as suas afirmações em perguntas. Ao invés de pensar “eu só atraio cafajeste”, pergunte “por que eu só atraio cafajeste?” Muitas vezes o que acontece é que inconscientemente uma mulher não busca uma relação duradoura, por medo de se envolver. Então escolhe justamente o cara que não garante uma relação séria, assim, não terá que admitir que quem não quer seriedade é ela mesma.
Ou seja, a própria pessoa pode estar causando os traumas, repetidamente. Também é comum que uma mulher se envolva com um homem e mesmo que ele mostre características que ela não gosta segue com a relação. Isso também é um erro, tão logo a pessoa vê que o outro é uma “furada”, o melhor que se tem a fazer é cair fora.
Nunca pense que você vai mudar o seu parceiro, além de ser difícil disso ocorrer, é preciso amá-lo pelo que ele é e não pelo que você gostaria que fosse. Claro que admitir algumas coisas para si mesmo é difícil, mas ao mesmo tempo, não é possível fugir dessas situações. Aliás, dá para fugir sim, mas nesse caso os traumas vão se repetir. Se você quer mudar essa história, deve ser mais consciente das suas atitudes.