COMO SE LIVRAR DE DÍVIDAS

COMO SE LIVRAR DE DÍVIDAS – Ninguém gosta de ficar com o nome sujo na praça, não é mesmo? Por isso, é fundamental saber como se livrar de dívidas.

Claro que o melhor é saber como evitá-las, mas se a sua vida financeira já está uma confusão, é melhor começar pelo mapeamento da situação. É preciso organizar as dívidas, colocando tudo no papel.

Dicas sobre como se livrar de dívidas

Para saber como se livrar de dívidas comece respondendo algumas perguntas básicas, como: há quanto tempo existe a dívida, para quem você está devendo, qual o valor total da dívida e qual o valor dos juros? O próximo passo é negociar essas dívidas diretamente com a empresa ou pessoa para quem você deve, sem usar empresas para fazer o meio de campo.

No entanto, uma entre as dicas para se livrar das dívidas é negociar com os credores apenas quando você estiver a par do tipo de acordo que poderá fechar. Ou seja, é preciso já saber antecipadamente o valor que você poderá pagar de prestação por mês. Nesse momento, você está em vantagem porque o credor vai preferir aceitar a sua proposta a não receber nada.

Nesse caso, outras das dicas para se livrar das dívidas é priorizar, em um primeiro momento, a quitação de dívidas mais caras e mais perigosas. Isso significa que é preciso pagar antes as dívidas que se não forem quitadas podem resultar em alguma penalidade. Exemplo disso é o condomínio, que em alguns casos, quando não pago pode causar penhora do imóvel. Dívidas mais caras também geram juros mais altos, por isso, devem ser eliminadas antes.

Depois, é preciso reunir os rendimentos extras, como o pagamento das férias ou da restituição do Imposto de Renda. Assim, você poderá saber o dinheiro que tem em mãos para pagar a dívida. Economizar nessa hora também é fundamental, podendo a partir disso guardar um valor mensal para quitar dívida.

Em alguns momentos, é preciso reduzir o custo de vida, abrindo mão de alguns confortos, em prol de um bem maior. Quanto antes você conseguir quitar dívida menos dinheiro vai gastar com os juros que estão evoluindo e poderá passar para a próxima dívida mais importante a ser quitada, quando houver.

Veja como você pode diminuir o consumo de água, energia elétrica e telefone, além de outros itens, evitando a necessidade de empréstimos, que devem ser solicitados apenas no último caso. No entanto, seja realista e quando negociar com credor sugira um valor que você possa pagar mensalmente. Isso evita o descumprimento do acordo, o que pode complicar a sua situação.