As relações interpessoais nem sempre são harmônicas, inclusive, quando se tratam de pessoas de uma mesma família. Uma relação que costuma ser alvo de muitas piadas, mas que deve ser levada a sério é com a sogra. Tanto homens quanto mulheres devem evitar confrontos com a mãe da pessoa que amam, pois isso pode inclusive atrapalhar a relação do casal. Assim, aprenda como se dar bem com a sogra e evitar desavenças.
Uma das mais importantes dicas para se dar bem com a sogra é entender que por mais que você tenha as suas diferenças com ela, isso não importa para o filho(a) dela. Ou seja, o seu parceiro(a) ama a sua mãe acima de tudo, mesmo quando percebe os seus defeitos e não vai mudar nada você criticá-la, podendo apenas comprometer a sua relação.
Mesmo que essa não seja uma regra sem exceções, existem mesmo muitas sogras que dificultam a vida, em especial, de suas noras, pois se percebe que as mães tem mais dificuldade de verem seus filhos casados do que as suas filhas. Nesse sentido, é você quem vai definir como será a sua relação com a sogra.
Ou seja, você pode aceitar as afrontas dela e viverem em pé de guerra para sempre ou você pode simplesmente não dar atenção, mas sem ignorá-la, apenas mostrando que não está aceitando a sua provocação. Como se dar bem com a sogra consiste em você nunca competir com ela, saiba que ela tem um lugar especial na vida do seu parceiro(a) que nunca vai deixar de existir.
– Mesmo quando você se dá bem com a sua sogra é importante ter as suas reservas e não criar intimidade de forma exagerada. Isto porque se você der muito espaço para ela, certamente, a sogra vai aproveitá-lo e serão inevitáveis as críticas.
– Receber a sua sogra bem, durante as suas visitas, e sempre ser educado(a) quando vê-la é uma forma de garantir a boa relação com a sogra. Se você se sentir a vontade, também seja carinhoso(a) com ela, o que vai ajudar em muito a convivência entre vocês.
– Nas datas comemorativas, lhe dê um presente, mesmo que apenas uma lembrança. Também ligue para desejar os parabéns pela ocasião. Porém, sempre haja de forma natural, não é preciso exagerar na hora de demonstrar os seus sentimentos.
– Não antecipe os fatos sendo preconceituoso(a), pois a sua sogra pode não ter os defeitos que tanto atribuem a elas.