COMO RECONHECER OS SINTOMAS DO ESGOTAMENTO NERVOSO – Alguns sinais podem ajudá-lo a saber como reconhecer os sintomas do esgotamento nervoso em você mesmo ou em outra pessoa, podendo preveni-la e a aconselhando a buscar o melhor tratamento para a sua situação.
Entre os sinais, os principais sintomas esgotamento nervoso são:
– Dificuldade em tomar decisões, diminuição da concentração e falta de força;
– Perda de interesse nas atividades cotidianas, levando ao desejo de se isolar;
– Sentimento de desânimo, pessimismo e tristeza;
– Choro fácil, mesmo que sem motivo aparente;
– Mudanças de sono e apetite;
– Perda da autoestima;
– Sentimento de excesso de culpa;
– Ideias de suicídio.
Entenda o que é esgotamento nervoso
Embora não seja um termo clínico, o que é esgotamento nervoso consiste em identificar diferentes doenças mentais, que em geral estão associadas com a experiência de "estourar", por causa de uma situação de pressão acentuada, colapso mental ou exaustão mental e física. Esses sintomas esgotamento nervoso estão associados, ainda, a atual vida moderna, quando uma pessoa não consegue lidar com todos os aspectos que ela costuma exigir.
Como reconhecer os sintomas do esgotamento nervoso no início pode prevenir quadros mais graves, como a evolução para o estresse ou depressão. Os sinais primordiais de que uma pessoa está prestes a “estourar” são palpitações, falta de ar, tontura e a sensação de “nó na garganta”, bem como dores no corpo, como cabeça, peito, costas, pernas e abdome. A prolongada fadiga mesmo sem esforço físico também é um sinal do esgotamento.
Como tratar o esgotamento
Como o esgotamento físico ou nervoso é um estado de debilidade do organismo, existem alguns alimentos que podem ajudá-lo a reverter o caso, sem a necessidade de buscar atendimento médio. Experimente algumas dicas a seguir:
– Comer cru ou beber o chá de agrião;
– Tomar chá de alecrim a partir da infusão;
– Comer alho crucom azeite (adicione à salada);
– Beber suco de aloe vera (babosa);
– Comer aveia em flocos com leite ou adicione à banana esmagada;
– Beber cacau em pó com leite;
– Comer cebola crua, cozida ou assada;
– Comer semente de gergelim (coloque na granola, sanduíche,etc);
– Faça um chá de manjericão com infusão;
Se essas dicas naturais não forem suficientes, busque ajuda de um psicólogo ou terapeuta para iniciar um tratamento. Sessões de grupo, sessões de relaxamento, psicoterapia, reiki e demais procedimentos são as principais formas de tratar pessoas que estejam com esgotamento físico ou mental.