Cada vez mais pessoas estão buscando alternativas na alimentação e, com isso, se interessando pela produção dos seus próprios ingredientes em casa. É por isso que tanta gente hoje busca técnicas de plantio e criação de horta mesmo vivendo nas áreas urbanas. Se você quer aderir a esse novo estilo de vida para ter uma alimentação mais saudável e comer menos produtos industrializados ou com agrotóxicos, confira a seguir uma série de dicas e orientações sobre como plantar verduras e legumes em casa para ter alimentos frescos todos os dias.
Dicas de como plantar verduras e legumes em casa
– Preparando o terreno: Delimite o espaço de cultivo com pedaços de pau e um cordão. Depois revolva a terra, aplicando ainda entre 200 e 300 gramas de cal hidratada. Isso deve acontecer cerca de 18 dias antes do plantio. Sete dias após a aplicação de cal, coloque na terra os adubos naturais, como cascas de frutas. Depois de sete dias, aplique na terra entre 100 e 200 gramas de adubo químico, distribuído de forma uniforme pela terra. Depois disso, o terreno precisa ser nivelado. O plantio de sementes e mudas pode ser realizado uma semana após o último procedimento de preparo da terra.
– Começando a horta: cultivar verduras e legumes em casa é bastante simples através de uma horta. Você pode começar com algo pequeno, escolhendo o que será plantado pensando no clima da região e os tipos de praga que podem atingir esta plantação. Você pode começar sua hora com semeaduras ou com mudas já grandes. As mudas grandes podem ser adquiridas em viveiros, obtendo um resultado mais rápido em sua horta. Com uma plantação de verduras e legumes em casa é preciso adquirir o hábito de verificar sua horta todos os dias, tomando os cuidados de regar, colher o que estiver bom e ainda procurar por pragas. O melhor horário par regar a horta é no começo da manhã ou no fim da noite, já que correm o risco de perder a umidade com a evaporação se forem regadas no horário mais quente do dia. Deve-se evitar o cultivo de verduras e legumes da mesma família, evitando o surgimento de doenças e pragas.
– Cuidados com a adubação: o adubo vegetal pode ser colocado em fileiras, em meio as plantas. Já o esterco animal, usado também como adubo, pode ser substituído por um adubo feito em casa, com restos de comida, mato, cascas de frutas, folhas, entre outros. Faça um buraco na plantação e jogue todo o material, que precisa ter contato com a água ao menos duas vezes por semana.
– Local ideal para plantar verduras e legumes: o local ideal para a à plantação de verduras e legumes precisa contar com escoamento da água, evitando o excesso em seu cultivo. O local também precisa contar com incidência do sol, preferencialmente na parte da manhã. Escolha legumes e verduras como abobrinha e abóbora, que permitem um plantio tanto vertical como horizontal. O solo deve estar constantemente úmido até que as primeiras mudas apareçam.
– Cuidados importantes: com relação às sementes, é preciso verificar informações como a validade e a variedade, a espécie a procedência das sementes, que devem ser cultivadas conforme o período certo de plantio. Os inseticidas de origem química não devem ser usados, além de se optar por água limpa para regar a horta. Se aplicar algum remédio nas hortaliças, contra pragas, espere um período maior para ingeri-las. Depois de realizar cada colheita, a recomendação é alternar o tipo de plantio.
Essas dicas ajudaram você? Compartilhe suas experiências com horta em casa conosco e nos ajude a trazer sempre novas dicas.