PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO PERCEBER E TRATAR A CATARATA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO PERCEBER E TRATAR A CATARATA

A catarata é uma doença que atinge os olhos causando de forma progressiva a opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural dos olhos). O problema se inicia com a diminuição da acuidade visual e nem as correções ópticas tradicionais, como óculos e lentes de contato corretivas, e pode chegar ao estado mais grave deixando o paciente cego. As cataratas normalmente atingem pessoas com mais de 60 anos, e as maiores causas são traumas oculares, inflamações intraoculares, exposição excessiva à radiação ultravioleta e até mesmo diabetes. A seguir você irá descobrir como perceber e tratar a catarata para ter mais qualidade de vida.

Sinais que ajudam como perceber e tratar a catarata

A perda da visão acontece de forma gradativa com a catarata. Por isso, pode ser muito tarde quando descobrir o problema baseando-se somente nesse sintoma, por isso muitas pessoas buscam o tratamento já em estado de cegueira.

Ao atingir a maior idade, é recomendável que a pessoa passe a visitar o oftalmologista com mais frequência, pois a alteração constante no grau dos óculos depois dos 60 anos de idade pode ser um grande indício do problema. A catarata também pode tornar a leitura e a luminosidade da visão mais difíceis. Visão dupla e dificuldade para distinguir cores são sintomas que podem aparecer quando o problema já estiver em fase avançada.

Se as consultas ao oculista estiverem sendo frequentes para monitorar as alterações nas prescrições médicas, o diagnóstico pode ser bem mais rápido que de costume, pois o médico já estará acompanhando e observando possíveis problemas. Já se a catarata for identificada por meio de outros sintomas, é recomendável procurar por uma consulta urgente, para diagnosticar e iniciar o tratamento.

Tratamento para cataratas

A alternativa imediata para combater a catarata é a cirurgia, pois não há tratamento clínico para o problema. A cirurgia corrigirá a acuidade visual que, como dito anteriormente, já não pode ser corrigida com lentes ou colírios.

Com a ajuda do oculista, será necessário avaliar primeiro o momento propício para a realização da cirurgia, a idade pode e o tempo de internação e preparação devem influenciar na decisão. O procedimento dependerá também do nível de opacificação e do quanto a visão já foi comprometida.

O tratamento cirúrgico mais recentemente desenvolvido para combater a catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo na região ocular. O processo ganhou o nome de faco-emulsificação. Há ainda o procedimento de implantação de uma lente intraocular depois da retirada completa da catarata.

Junto da cirurgia para remover a catarata, será possível também corrigir erros retrativos, que são: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, também graças à aplicação e os efeitos da nova lente corretora. O período de cicatrização e repouso depende do grau de intensidade da cirurgia, mas não é um processo difícil, porém é preciso ser acompanhado de perto pelo oftalmologista.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!