COMO MONTAR UM NEGÓCIO ON-LINE – Trabalhar em casa, conectado à Internet é como muitas pessoas estão ganhando o seu pão de cada dia. O mercado de trabalho está mudando e criando novas profissões ou mesmo transferindo os funcionários das empresas para casa. Mas também existem os trabalhadores que aprendem a como montar um negócio on-line e se transformam em seus próprios patrões.
Se você também deseja investir no ramo das empresas virtuais e trabalhar em casa, com flexibilidade de horário, sem mais ter que obedecer às ordens do chefe e com mais liberdade para a tomada de decisões, esse é o negócio certo para você. Entretanto, como qualquer outro investimento em uma empresa, como montar um negócio on-line vai depender de muita dedicação e empenho.
Primeiros passos para abrir negócio virtual
Quando você decidir ter um negócio na Internet é preciso que inicie avaliando qual o melhor ramo para atuar. Existem lojas virtuais que vendem produtos próprios ou de terceiros, sites que oferecem serviços profissionais como judicial, administrativo, financeiro, relacionamento e outros focos, bem como profissionais que oferecem serviços de criação, como web designer, redator web e desenvolvedor de programas.
Esses são alguns dos ramos em que as empresas virtuais costumam entrar, no entanto, existem outras possibilidades que a cada dia ganham mais força, como no setor de e-books. Muitas pessoas especialistas em um assunto criam material didático para passar o seu conhecimento através de livros virtuais que são vendidos, podendo ser oferecidos em conjunto com cursos que você vai ministrar à distância.
O que é preciso fazer para começar negócio na web
Depois de escolher uma área de atuação, você deve criar uma plataforma, site, blog ou loja virtual para desenvolver o seu trabalho. Sites e blogs são mais fácies de montar por conta, sendo que se houver a necessidade de recursos específicos pode precisar de um profissional especializado. Porém, muita coisa você pode aprender sozinho na web, por meio de tutoriais e vídeos com passo a passo.
No caso da loja virtual, existem empresas que oferecem planos baratos para você ter um e-commerce, além delas disporem de toda a assessoria necessária para você gerir o seu empreendimento. Com isso, você já andou meio caminho, porém, agora é preciso focar na divulgação do seu negócio on-line, podendo fazer uso das ferramentas gratuitas da Internet, como as redes sociais.
É preciso, ainda, que você ofereça um atendimento personalizado a seus clientes, como forma de cativá-los, sempre dê o feedback e esteja atento para as novidades da sua área. Ainda mais na web, tudo anda muito rápido e você não pode ficar para trás.