PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIMPAR OS OLHOS DE CÃES E GATOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO LIMPAR OS OLHOS DE CÃES E GATOS

Depois daquele longo sono preguiçoso, é comum que seu cão ou gato apareça com um pequeno a acúmulo de secreção, ou as famosas “remelas”, nos olhos. Isso acontece graças a um mecanismo fisiológico natural de limpeza dos olhos e ductos lacrimais, assim como acontece com nós, seres humanos. Esses resíduos podem ser facilmente removidos com uma limpeza simples. Porém. algumas anormalidades como excesso de secreção deve exigir sinal de alerta dos donos e até mesmo uma corrida ao veterinário. Saiba como limpar os olhos de cães e gatos corretamente e evitar maiores problemas.

Cuidados diários sobre como limpar os olhos de cães e gatos

As secreções que aparecem naturalmente consumam ser bem parecidas com as que aparecem também nos olhos dos seres humanos depois de uma boa noite de sono, e assim como nós as retiramos ao lavar o rosto, é preciso também retirar a que aparece nos olhos do seu pet. Recomenda-se a limpeza utilizando um pedaço de algodão limpo ou gaze úmida com soro fisiológico estéril ou até mesmo água filtrada e fervida. A água boricada é recomendada erroneamente para a limpeza dos olhos dos pets. Ela possui microcristais do ácido bórico diluído em sua composição e o uso frequente da substância pode causas danos aos olhos do seu animal de estimação, como arranhões microscópicos por causados pelo atrito dos microcristais, o que pode levar a cegueira.

No caso dos cães, as raças maltês e poodle podem apresentar uma secreção avermelhada ou amarronzada em volta dos olhos, um pouco diferente do que apresenta os outros animais. Normalmente se nota este tipo de secreções em animal de pelagem clara. Esta variação não é necessariamente uma doença, mas sim uma reação química a substâncias presentes nas lágrimas e que reagem ao contato com a luz e resultam nessa pigmentação. Para prevenir este tipo de reação para estas raças a indústria de rações já investir em receitas especiais com suplementos e vitaminas para fortalecer o cãozinho contra o problema.

Quando a secreção não é normal: É preciso observar algumas mudanças como o excesso de secreção todos os dias, o aparecimento súbito de secreção em torno dos olhos (independente do animal ter dormido ou não), e secreção escura e com odor. Esses sintomas podem significar conjuntivite, infecção simples ou até mesmo um problema mais grave como pneumonia e cinomose. Diante dos sintomas não aplique colírios sem a recomendação de um veterinário, você poderá até piorar a situação ao invés de ajudar.

Nesse caso, a melhor solução é tirar o excesso de secreção dos olhos do seu pet para melhorar sua visão e até diminuir maiores riscos ao deixar a sujeira na região e encaminhar o pet para uma consulta veterinária para identificar o problema e iniciar o tratamento. Quanto mais cedo agir, melhor será para a recuperação do seu bichinho, até mesmo em casos mais graves.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!