PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM PROBLEMAS COM SÓCIOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

Nenhuma empresa gostaria de viver o cenário com desentendimentos, envolvendo discussão entre funcionários, desavenças com fornecedores e clientes e principalmente: brigas entre sócios. Muitas empresas chegam a viver essa situação, mas sem saber como lidar com problemas com sócios corretamente. É comum que grandes empresas realizam investimentos em treinamentos e também desenvolvendo políticas para evitar conflitos, mantendo um agradável clima organizacional. O maior desafio ocorre dentro das pequenas empresas, para conseguir prevenir conflitos e ainda manter a empresa focada no objetivo. Mas como lidar com problemas com sócios?

Para evitar conflitos entre sócios, o mais importante é conseguir manter uma comunicação eficiente, além de manter uma estrutura coerente para gestão de conflitos. A situação é ainda mais delicada quando se trata de sócios familiares, sendo ainda mais complicado conseguir evitar conflitos que nascem na área empresarial e atinjam o convívio familiar.

Dicas de como lidar com problemas com sócios

COMO LIDAR COM PROBLEMAS COM SÓCIOS

Nesses casos, a dinâmica de conflitos é ainda mais complexa, porque se torna difícil para os sócios conseguir evitar levar para a empresa assuntos da família e estender para a família assuntos da empresa. Neste caso, a dica é separar um espaço reservado para a comunicação de cada um destes âmbitos, sem confundir os papéis como chefe da empresa, sócio e pai de família, gerindo assim dois ambientes saudáveis.

Em situações de impasse, onde as pessoas estão agindo e pensando sob diferentes perspectivas é realizar uma mediação, conduzida por um terceiro, não envolvido no desentendimento entre os sócios. Este mediador deve ser escolhido legitimamente, por sua neutralidade e imparcialidade, tendo foco na visão de futuro da empresa, facilitando a comunicação entre os sócios e auxiliando no caminho para chegar a um consenso. A mediação é um mecanismo bastante eficiente para conseguir gerir conflitos entre sócios e funcionários nas empresas.

Quais são os conflitos mais comuns? Dentro das empresas, as maiores causas de conflitos são discussões entre os sócios, entre departamentos e entre funcionários. Além disso, os conflitos também envolvem dramas de autoridade e poder, relacionados ao reconhecimento do ambiente de trabalho, da estrutura de funcionamento, das diferenças culturais e problemas trabalhistas.

Como agir quando o conflito interfere com um cliente importante? O foco precisa ser no bem da empresa, independente de quem está certo ou errado no desentendimento. Crie ao cliente opções que satisfaçam seus interesse e os da empresa ao mesmo tempo. Um mediador externo pode ser chamado preventivamente para resolver o problema, desenvolvendo métodos de gestão de conflitos. É importante ainda proporcionar aos gestores treinamentos sobre técnicas de mediação.

A mediação pode ser realizada ainda dentro de pequenas empresas, mas a melhor forma de lidar com isso é a prevenção. Sócios devem tentar entrar em um acordo, com a mediação de uma terceira pessoa, sempre levando em consideração o que é melhor para o empreendimento onde são sócios.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!