COMO LIDAR COM FAMILIARES NO TRABALHO – É comum que em grandes empresas haja parentes trabalhando nela. Afinal, não é porque há grau de parentesco entre chefes e funcionários que as competências e qualificações dos mesmos não sejam válidas. Mas, para que essa relação não afete o trabalho de ambos, tampouco impliquem em rejeição por parte dos demais trabalhadores, é imprescindível atuar como qualquer outro trabalhador, já que ser da mesma família não pode significar benefícios a mais.
Primeiro, na hora de admitir um funcionário que seja seu parente, aplique os mesmos processos seletivos pelos quais todos os demais passaram, assim, não vai haver nenhuma diferenciação na hora da admissão e a competência desse futuro trabalhador não será questionada uma vez que foi comprovada por meio dos métodos de seleção.
Fora isso, uma vez admitido, trate-o como qualquer outro funcionário. Caso você seja o trabalhador em uma empresa na qual seu chefe seja o seu parente, busque ser um exemplo de eficácia dentro dela, assim você afastará todos os comentários sobre um possível caso de nepotismo.
Ademais, a relação de trabalho de ambos deve limitar-se a acontecer apenas no ambiente laboral. É comum que haja conversas à respeito fora da carga horária, mas pode não ser muito saudável por favorecer um dos lados no sentido de fornecer informações para apenas um funcionário, o que não deixa de ser uma atitude que demonstra privilégio.
É normal que empresários tendam a contratar familiares para ajudá-los, quando estes precisam. Mas é de extrema importância eliminar e evitar todo o tipo de atitudes que venham a favorecer o parente em detrimento dos demais trabalhadores. Dentro de uma empresa, todos são funcionários recebendo os salários correspondentes aos serviços, e não ao grau de parentesco, portanto, ser parente do chefe não deve, em hipótese alguma, significar qualquer benefício extra. Só assim umas empresas na qual parentes trabalham juntos não é afetada pelo relacionamento de ambos.
Claro, não é tão fácil. Como tratar um parente como qualquer outro funcionário em uma mesa de reuniões, alertá-lo sobre um trabalho não satisfatório, ou, até mesmo, demiti-lo? Simples, não é. Mas o sucesso da empresa bem como o seu desempenho no mercado depende muito do bom relacionamento dos seus funcionários.