PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO IDENTIFICAR ALIMENTOS ORGÂNICOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO IDENTIFICAR ALIMENTOS ORGÂNICOS

Os alimentos orgânicos dispensam ou uso de químicos, e por isso são puros de cultivo não sendo necessário fazer uso de corantes, conservantes ou quaisquer alterações para serem colhidos e mantidos. Por isso são considerados mais saudáveis para a alimentação. A dúvida é saber como identificar alimentos orgânicos para evitar a contaminação por meio de agrotóxicos.

Os alimentos orgânicos também são benéficos ao meio ambiente, pois o sistema agrícola utilizado para colher os alimentos evitam agredir o solo e descartam o uso de fertilizantes. Os produtos são adubados e se desenvolvem pelo manejo de culturas (quando a planta auxilia as outras no desenvolvimento através da utilização de um solo preparado desde a safra anterior).

Essa forma de cultivo natural é o que diferencia o produto orgânico dos produtos da agricultura convencional, que abusa de inseticidas, fungicidas, herbicidas e até adubos químicos, que com o tempo prejudica a saúde do homem. A agricultura orgânica é o melhor método para colher alimentos de forma natural e saudável tanto para o homem quanto para o meio ambiente, assegurando a integridade de ambos.

Benefícios dos alimentos orgânicos

Os tão falados benefícios do consumo do produto orgânico começam no paladar e esse é um dos pontos que o ajudarão a identificar o alimento orgânico entre outros. Claro que cada um tem gostos diferentes, porém os alimentos orgânicos têm mais sabor do que os que são colhidos e produzidos pelo sistema convencional, uma vez que não são aplicados produtos e elementos que acabam “encobrindo” o sabor dos produtos.

Ou seja, seus legumes favoritos podem ter um sabor mais aguçado, ou, se houver algum que você não goste, tente experimentar sua versão orgânica e provar um sabor mais aguçado, quem sabe assim seu paladar seja mais agradado.

Os benefícios para a saúde também só aumentam quando o alimento é orgânico já que é ele é livre de veneno e agrotóxicos. Muitas vezes retiramos cascas de frutas e legumes para reduzir a contaminação do alimento antes de consumi-lo, mas no caso dos orgânicos, é possível manter a casca, onde os maiores agentes nutritivos se encontram. Porém ainda é preciso lavar bem os alimentos antes de se alimentas, como sempre.

Mas como identificar alimentos orgânicos?

A boa notícia é que no Brasil agora é mais fácil identificar um alimento orgânico na hora das compras. Desde 2009 um selo do SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica) vem nos alimentos que passaram por avaliações depois de seus locais de colheita, e garante ao consumidor que ele é cem por cento orgânico e pronto para consumo.

Inspetores realizam visitas regulares as propriedades agrícolas para verificar o cumprimento das normas da colheita orgânica dos alimentos e para que os produtores continuem mantendo o selo de comprovação da certificadora.

Por isso, se um mercado ou feirante estiver vendendo um produto como orgânico, mesmo que esteja impresso na embalagem, não confie na qualidade se você não encontrar o selo que determina que aquele alimento foi colhido de forma orgânica. É recomendável que você avalie e busque pelo selo mesmo daquele produto cuja marca você já se acostumou a comprar, pois é possível que ele possa ter perdido o selo em novas inspeções.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!