PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR NÓS NOS CABELOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cabelos

COMO EVITAR NÓS NOS CABELOS

COMO EVITAR NÓS NOS CABELOS – Pesadelo para muitas mulheres, os nós que se formam no cabelo não só estragam a aparência como também enfraquecem os fios. O cabelo embaraçoso pode ser sinal de problema, pois além de tornar difíceis cuidados diários como pentear, tornando a tarefa que devia ser simples, chata e demorada, os nós também atrapalham o caimento e aumentam a porosidade causando queda e até problemas dermatológicos na região da cabeça. Entenda por que os fios ficam tão embaraçados e saiba como evitar nós nos cabelos.

Dicas para evitar nós nos cabelos

Uma das principais causas para a formação de nós no cabelo é o ressecamento dos fios, problema que pode ser causado por químicas, clima, água do mar ou da piscina, ou ainda ser naturalmente o tipo de cabelo da pessoa. O ressecamento deixa o cabelo embaraçado pois nesse estado as escamas da fibra capilar ficam abertas, e, assim como o brilho, que precisa das cutículas do cabelo fechadas para refletir a luz, pentear o cabelo se torna mais difícil pois estas cutículas se tornando obstáculos que impedem que o pente passe livremente entre as mechas.

Normalmente os cabelos cacheados ou crespos são os mais atingidos pelos nós, pois são naturalmente mais ressecados do que os lisos. Por isso, costumam ser mais embaraçados, pois ficam mais secos em comparação a oleosidade que os cabelos lisos produzem.

Mas apesar de o ressecamento ser o grande causador dos nós, há outras variações de problemas que podem deixar o cabelo embaraçado. Alguns tipos de desordem hormonais podem causar a queda e a quebra de textura das madeixas. Outros problemas como a síndrome de Netherton torna os cabelos impossíveis de se pentear, pois ficam grossos e rígidos a ponto de precisar cortá-los para eliminar os nós.

Evitando e corrigindo os nós

Como a forma mais comum de formação de nós é o ressecamento, o primeiro investimento seja em cremes de hidratação mais intensa dos frios, para fechar as cutículas que funcionam como bloqueio para a escova de pentear. Os mais recomendados são shampoos, condicionadores e cremes à base de lipídeos, como ceramidas, geleia real e óleos naturais, que lubrificam os fios e impede os deixam mais soltos.

Mas lembre-se que este deve ser um tratamento contínuo. Os cremes de hidratação devem ser usados para prevenir a aparição de nós e não somente para retirar os já existentes. Os nós também podem ser evitados com hábitos simples que você pode incluir na rotina diária de cuidados com seu cabelo. Você pode, por exemplo, penteá-los antes de dormir ou de entrar no banho, para ajudar a pentear pela manhã ou antes de sair de casa.

Ao pentear, evite utilizar escova, mas sim pentes com cerdas grossas. O ato de escovar demais as mechas pode acabar machucando os fios e o couro cabeludo, causando o enfraquecimento. Dúvidas sobre a forma ideal de tirar os nós do cabelo ao penteá-lo e sem quebra-lo podem ser tiradas com um cabeleireiro de confiança, que vai avaliar o seu tipo de cabelo e até quanto impacto do pente ele pode aguentar. Caso as dicas acima não diminuam os nós, a dica é procurar um dermatologista para esclarecer o real problema que impossibilita o desembaraço dos fios.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!