PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR CICATRIZ DEPOIS DA CESÁREA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Engravidar ,Moda e Beleza

COMO EVITAR CICATRIZ DEPOIS DA CESÁREA

Cada mulher tem sua forma de lidar com a gravidez e com o parto, por isso muitas preferem a cirurgia cesariana que o processo normal. De qualquer forma, dar a luz a um bebê modifica muito o corpo da mulher, que pode voltar ao normal gradativamente. Mas no caso da cesárea, há uma mudança que, ao contrário das outras, pode ficar para sempre: a cicatriz. A seguir você irá conferir algumas dicas sobre como evitar cicatriz depois da cesárea.

O tempo de recuperação da cirurgia varia de pessoa para pessoa, mas o organismo precisa de um bom descanso para se recuperar completamente. É preciso regenerar muitas camadas de tecido, do útero até a parede do abdômen, o que dificulta o processo de cicatrização. Em alguns casos a cicatriz no útero pode até ter efeito na próxima gravidez, causando problemas com a placenta prévia (quando ela fica no colo do útero) e deslocamento prematuro da placenta. Ter a cicatriz ainda torna a mulher mais vulnerável a uma ruptura. Há também a questão estética, que deixa a mulher insegura com relação ao seu corpo. No caso da marca que fica na pele, há alguns procedimentos que podem ajudar na cicatrização e evitar marcas que duram para sempre.

Aprenda como evitar cicatriz depois da cesárea

A abertura do bisturi no seu útero, demora ao menos quatro semanas para cicatrizar e se definir. Para algumas mulheres, o processo natural de recuperação pós-parto já é suficiente para curar se curar da cirurgia e quase sem marcas. Outras têm uma pele mais sensível para cicatrizações e pode inflamar e se tornar um queloide ou cicatriz hipertrófica. A queloide é uma cicatrização exagerada, que deixa a pele volumosa, e tem maior tendência a acontecer em parte do corpo como tórax, lóbulos da orelha e a barriga. Algumas pessoas podem ter mais facilidade em desenvolver a doença por ser um processo genético, enquanto a hipertrófica, o engrossamento de uma cicatriz comum, acontece de forma espontânea, por reação da pele a um tratamento ruim.

Tratamento para eliminar a cicatriz da cesárea

Se depois da cicatrização as marcas ficaram e estão afetando sua autoestima, há dois tratamentos que podem ajudar a diminuir as marcas deixadas pela cesariana. Mas ambos precisam ser recomendados e acompanhados por um dermatologista especializado, por isso é importante encontrar um profissional que se responsabilize.

– Betaterapia: este tratamento utiliza da radiação para inibir a divisão acelerada das células e regular a quantidade de colágeno da pele na região cicatrizada. Esta técnica precisa ser iniciada após o primeiro ou segundo dia da cirurgia, por isso é recomendável para mulheres que têm tendência a desenvolver queloide e é preciso falar com o médico sobre o procedimento antes do parto.  A radiação aplicada na pele é totalmente segura e feita com um aparelho de fonte radioativa que emite radio beta na cama da pele onde as células responsáveis pelas cicatrizes altas e irregulares se formam.

– Laser de CO2 Fracionado Ablativo: o segundo tratamento consiste na raspagem na derme e na epiderme da pele, despejando uma grande quantidade de energia em pontos determinados. Os raios são convertidos em calor, queimando a pele que está saltando da cicatriz, que com o tempo descascas, deixando uma camada novinha.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!