Para muitas pessoas que possuem bichos de estimação costuma ser uma grande preocupação os meses que antecedem viagens, pois é preciso escolher um local adequado para eles permanecerem. Mesmo que sejam poucos dias, alguns deles, como os cães, exigem os cuidados de alguém. Por isso da importância de como escolher o local para deixar animais quando você viajar.
O mais adequado é que eles possam ficar em casa, para não sofrerem com o estresse da mudança de espaço, como ocorre em especial com os gatos. Nesse caso, amigos, vizinhos e pessoas de confiança são as melhores opções. Mas quando é preciso apelar para a contratação de um serviço, é preciso que seja especializado.
Dicas sobre o que fazer com os animais quando você viajar
Pesquisa: para decidir onde deixar animais na hora de viajar pesquise quais são os locais mais próximos da sua casa que oferecem o serviço. Faça uma visita e opte pelo melhor custo benefício, porém, sem privar o seu bicho de estimação de um atendimento de qualidade.
Recomendações: outra dica para escolher lugar para deixar animal na hora de viajar é conversar com amigos e conhecidos sobre onde eles deixam os bichos de estimação. Saber da qualidade do serviço por pessoas que já o experimentaram é a melhor forma de ter certeza de que o seu animal será bem cuidado.
Visita: na hora de fazer a visita ao local leve em consideração se ele é espaçoso, ainda mais se o seu animal for um cachorro de porte grande que precisa de espaço. Verifique como se dá a higiene do lugar, se tem o momento da recreação e como é o comportamento das pessoas que ali trabalham.
Também verifique se o local é seguro, se possui um veterinário responsável, se os animais que ficam ali devem estar com todas as vacinas em dia. No caso do seu cão ser pequeno, certifique-se de que ele não vai estar no mesmo ambiente que cães maiores.
Vacinas: antes de escolher onde deixar animais na hora de viajar certifique-se de que o seu bicho de estimação está com as vacinas em dia. No caso dos cães, a recomendação é que eles recebam a vacina contra a traqueobronquite, mais conhecida como “tosse dos canis”. Também o protege de carrapatos e pulgas.
Comportamento: outra dica para escolher lugar para deixar animal na hora de viajar é conversar com as pessoas responsáveis pelo local sobre particularidades do comportamento do seu bicho de estimação. Assim, eles poderão sanar da melhor forma a falta que você vai fazer ao seu bicho de estimação.