PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO DESINFETAR FERIDAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO DESINFETAR FERIDAS

Além de ser o maior órgão do nosso corpo, a pele é também nossa principal arma de defesa contra germes, impedindo que haja contato entre os micróbios do ambiente externo com o nosso meio interno. Mesmo que nossa pele seja, no fim das contas, colonizada por uma infinidade de bactérias que podem causar sérias doenças, não ficamos doentes com tanta frequência por que elas não conseguem entrar no nosso corpo, devido à proteção da pele. Mas o problema surge quando algum machucado ou ferida rompe esta proteção. Por isso, é fundamental que você saiba como desinfetar feridas, porque o machucado é uma porta de entrada dos germes externos para nosso meio interno, podendo resultar em graves infecções. Confira abaixo algumas dicas de como proceder no caso de um ferimento:

Dicas de como desinfetar feridas

– Lembre-se de lavar bem as mãos, com água e sabão ou álcool em gel, antes de manusear qualquer lesão.

– Cortes pequenos, escoriações e perfurações superficiais podem ser limpos de forma simples, com água e sabão neutro, na maioria dos casos. Uma alternativa é a irrigação do soro fisiológico, que limpa bem pequenos ferimentos. É preciso limpar até que não haja qualquer sinal de sujeita no machucado, como terra, por exemplo.

– No caso de cortes mais extensos e lesões mais profundas, o recomendado é ser avaliado por um médico, que irá decidir se existe a necessidade de realizar uma sutura no ferimento. Entretanto, até a visita ao médico, a limpeza primária pode ser feita da mesma forma, com água corrente ou soro fisiológico.

– Ferimentos como queimaduras leves, onde não houve o rompimento da pele, limpe com água e sabão, mas de forma suave, tomando cuidado para não estourar as bolhas. Jamais use qualquer substância que não seja esterilizada, como manteiga ou pastas caseiras. As queimaduras mais graves precisam ser avaliadas por um médico.

– Cuidado para não abusar no uso de substâncias desinfetantes, porque isso pode acabar atrasando o processo natural de cicatrização. Água e sabão são mais do que suficientes para limpar a maioria das feridas. Em outros casos, siga apenas as recomendações médicas, evitando usar álcool ou iodo sem a orientação médica. Estas substâncias podem piorar a inflamação.

– Limpe regularmente a ferida, tentando protegê-la com um curativo, ainda mais se forem em locais como pés e mãos, que tendem a entrar em contato com áreas contaminadas com mais frequência.

– No caso de feridas com sangramento, comece usando um pano limpo, compressas ou gaze para estancar o sangue antes de limpar o local do machucado. Se o sangramento for muito intenso, o melhor é procurar um médico imediatamente.

– Feridas resultantes de mordida de animal ou humano infeccionam com mais facilidade. Procure saber o estado vacinal do animal e procure um médico com urgência, isso porque a raiva, por exemplo, não tem cura e apresenta uma taxa de mortalidade de 100%.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!