PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CONTROLAR O COLESTEROL ALTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO CONTROLAR O COLESTEROL ALTO – A gordura que circula no nosso sangue e integra todas as nossas células, tornando-as mais fluidas e permitindo a entrada e saída de substância, chama-se colesterol. Ele é essencial para garantir a atividade do sistema nervoso e a síntese de hormônios, porém quando em excesso, essa gordura não se move na corrente sanguínea, pois as artérias ficam obstruídas e torna-se prejudicial à saúde.

O colesterol alto (ou LDL como é chamado na medicina) é o percursor da aterosclerose e pode causar complicações cardiovasculares muito sérias, além de causar indisposição para as atividades cotidianas mais simples, como subir escadas ou uma caminhada mais longa. O nível de colesterol total ideal para se viver sem preocupações é abaixo de 200 mg/dL e o colesterol “ruim” do sangue não pode ultrapassar o nível de 100 mg/dL. Se você faz parte do grupo de risco, em que o colesterol se aproxima ou ultrapassa 100 mg/dL, saiba como controlar o colesterol alto com algumas mudanças de hábito.

COMO CONTROLAR O COLESTEROL ALTO

Aprenda como controlar o colesterol alto

A dieta para manter os índices de colesterol equilibrado é focada no aumento do colesterol bom (conhecido com HDL) no sangue. Por isso deve-se aumentar o consumo de alimentos fortes de gorduras úteis para o corpo, as monoinsaturadas. Você precisará cortar da sua alimentação, frituras, embutidos, cortes de aves com pele, leite integral, bolos prontos, bacon, maionese, manteiga. Este tipo de alimento apresenta gorduras saturadas e trans, que aumentam a produção de colesterol pelo fígado e os níveis de LDL.

Por outro lado, você pode investir em alimentos que farão bem para sua dieta, como aveia, leite de soja, azeite de oliva extra virgem, feijão integral e tomate. Estes alimentos possuem alto teor de fibras solúveis, que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo. A proteína da soja em especial, é rica em saponina, um composto com ação eficaz na redução da absorção do colesterol no fígado. O azeite pode ser um aliado graças às fontes de gordura monoinsaturada, enquanto o tomate contém licopeno, que atua como antioxidante, prevenindo e combatendo a formação de placas de gordura.

Como tratar o colesterol alto

O acompanhamento de um médico e a indicação de um bom nutricionista para a alimentação contra o LDL é fundamental para a disciplina no tratamento, que é a base da mudança no estilo de vida, eliminando hábitos alimentares que não são saudáveis para quem tem o problema. Além do foco na dieta, é preciso conciliar a boa alimentação com atividades físicas constantes. Um treinamento focado na eliminação de gorduras, com uma série de exercícios aeróbicos seria o mais recomendável. Para a rotina de exercícios ideal, consulte um personal trainer ou peça atenção especial do seu treinador da academia, explicando a sua necessidade. Para casos mais graves, é recomendável a utilização de medicamentos, que devem ser tomados somente por indicação médica.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!