PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CONSERVAR A BATERIA DO NOTEBOOK – AUMENTAR A VIDA ÚTIL

Autor: G. Produções
Publicado em: Tecnologia e Multimídia

CONSERVAR A BATERIA DO NOTEBOOK – Quando se tem um notebook, sempre fica a duvida de como economizar a bateria e não deixa-la “viciada”. Então, aqui vão algumas dicas para preservar e aumentar a vida útil da sua bateria de notebook.

COMO CONSERVAR A BATERIA DO NOTEBOOK - AUMENTAR A VIDA ÚTIL

Hoje, as baterias de notebooks são em sua maioria de lítio-ion (LI-ION) e é recomendado que em seu primeiro uso as baterias sejam completamente carregadas e descarregadas quase por completo em sua utilização normal (sem estar conectada na tomada) por pelo menos três vezes seguidas. Com esse procedimento garante-se um bom funcionamento e rendimento em toda vida útil do aparelho.

A vida útil de uma bateria é medida em ciclos de carga e descarga completa, tendo em média uma vida de 400 a 800 ciclos. E o tempo de duração da carga, usado continuamente é de 2 a 4 horas diárias, dependendo do número de células que a bateria possua, e também do tipo de trabalho que está desempenhando no notebook.

Para conservar sua bateria da melhor forma possível é importante fazer cargas completas e descargas quase completas (pois se a carga chegar a 0% a bateria pode perder a capacidade de armazenar carga. Uma dica é que, quando o Windows avisar que a bateria deve ser carregada, se utilize até 1% da carga e depois carregue). E deixá-la na bateria até o medidor acusar 100% de carga completa. E se essa carga foi contínua, melhor ainda.

As baterias de LI-ÍON não causam efeito de memória como se imagina (famoso vício de bateria), apenas as baterias de NiMn e NiCd tem esse efeito.

Uma dúvida muito frequente é quanto ao uso do notebook ligado na tomada, se isso causa danos à bateria. Uma dica é na hora de utilizar aparelho na tomada, retire a bateria para que ela não perca sua vida útil. Mas não se esqueça de utilizar a bateria pelo menos uma vez por semana, para não acabar desperdiçando a carga.

Evite também recarregar a bateria e deixa-la guardada, pois a bateria acaba perdendo a capacidade de carga. Outra dica é não ficar retirando e colocando a bateria muitas vezes, pois pode haver desgaste no contato bateria/notebook, podendo ficar folgada na carcaça do aparelho.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!