PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Engravidar

COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL – A melhor época para engravidar é quando a mulher está em seu período fértil, por isso, se você está decidida a se tornar mãe, é importante conhecer como funciona o seu organismo e entender como calcular o período fértil. Teoricamente, o dia mais fértil de uma mulher, ou seja, o dia da sua ovulação, é o 14º do ciclo menstrual, quando ele é regular e, por isso, conta com 28 dias, em média.

COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL

Além do dia que marca a metade do ciclo, os dois ou três dias anteriores e posteriores à ovulação também são propícios para manter relações sexuais e engravidar. No entanto, como nem sempre a prática segue a teoria e como o organismo não é uma máquina, essa regra pode ter exceções, inclusive, se você tiver um ciclo menstrual irregular.

De qualquer forma, o ciclo menstrual sempre começa no primeiro dia da menstruação, porém, ele pode ser maior do que 28 dias ou menor, dificultando que a mulher que deseja saber como engravidar use esse cálculo para definir o seu período fértil. No entanto, para saber qual a melhor época para engravidar existem outras técnicas, como exames que identificam o dia da ovulação e observar o próprio corpo, em especial, o muco vaginal e a temperatura basal.

Como calcular o período fértil

Embora muitas mulheres usem o cálculo para se prevenir de uma gravidez indesejada, sendo que esse método recebe o nome de tabelinha, ele não é muito eficiente, pois a margem de erro pode ser grande. O melhor é que você use o cálculo do período fértil para saber como engravidar com mais facilidade.

Assim, se você tem um ciclo regular, uma dica é marcar em um calendário o primeiro dia do seu ciclo, que é o mesmo dia em que a sua menstruação começa e, entre o 11º e o 17º, marcar como sendo os mais propícios para transar e realizar o seu sonho de ser mãe. Já se o seu ciclo menstrual é irregular, é possível fazer uma estimava do dia que você ovula.

Para tanto, também pode usar um calendário, para marcar a duração de seus ciclos durante alguns meses. Depois, você faz uma média, subtraindo do ciclo mais curto 18 dias e do ciclo mais longo 11 dias. Digamos, por exemplo, que o ciclo mais curto é de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então: 26 – 18 = 8 e 30 – 11 = 19. Isso significa que os seus dias mais férteis são entre o oitavo e o 19º do ciclo.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!