Se uma criança de até cinco anos continua fazendo xixi na cama, o problema é ainda considerado normal por especialistas, que contam com algumas dicas simples para contornar a situação. Entretanto, muitos pais não sabem como agir quando filhos grandes fazem xixi na cama. Isso porque antes dos cinco anos, o controle da criança sobre sua urina ainda não é completo, porque seu organismo ainda está em amadurecimento.
Dados de pesquisas da International Children’s Continence Society indicam que até 20% das crianças com cinco anos molham a cama. Entretanto, existe uma alta taxa anual de cura espontânea para este problema da perda involuntária de urina à noite, chegando a 14% dos casos de crianças maiores. O esfíncter é o músculo anular que serve para abrir e apertar ductos, canais ou aberturas do corpo e o controle deste músculo é algo que faz parte do aprendizado da criança. Se esta condição persistir para além dos cinco anos, é recomendado procurar por um especialista e averiguar quais são os motivos, garantindo que a disfunção não seja relacionada a algum problema fisiológico.
Especialistas dizem como agir quando filhos grandes fazem xixi na cama
Especialistas alertam que os pais não podem ter vergonha de relatar a situação durante a consulta, mas isso acaba acontecendo por elas acreditarem que são as únicas famílias a sofrer com este problema.
É comum que os pais procurem uma ajuda médica para esta condição somente quando o ato de o filho fazer xixi na cama se torna um problema social, quando a criança passa a se incomodar com isso e sofre, como por exemplo, ter de deixar de dormir na casa de um amigo, com medo de passar vergonha. Entretanto, além de saber qual a causa, os pais precisam ainda ser orientados sobre como agir quando filhos grandes fazem xixi na cama.
Se já foi descartada a existência de doenças relacionadas, o fator genético por ser a causa da criança estar urinando na cama sem perceber. Se por acaso um dos pais tiver sofrido do problema, o risco da criança desenvolver o mesmo problema é de 45%. O número sobe para 75% se os dois pais tiverem enfrentado a situação.
Tirando a questão genética, existem ainda outras três causas principais que podem interferir:
3 Principais causas do xixi na cama
1. Dificuldade em levantar da cama no momento em que a bexiga já está cheia
2. Aumento da produção de urina durante a noite
3. Bexiga com pequena capacidade de armazenamento
No segundo caso, o problema pode ser decorrência da deficiência na produção de hormônio antidiurético durante o período de sono. Enquanto isso, no caso da bexiga com pequena capacidade de armazenamento, pode ocorrer também o fato de a criança sofrer problemas de incontinência durante o dia. Nos casos do aumento da produção de urina durante a noite e da bexiga com pequena capacidade de armazenamento existem medicamentos para o tratamento específico do problema. Quando há dificuldade em levantar da cama para fazer xixi, pode ser realizada a terapia do alarme, mas é preciso encontrar algum centro de atendimento a esta disfunção.