No Brasil 14% da população é fumante, em relação a outros anos é um número menor mais ainda preocupante. O tabagismo é considerado uma doença causada pelo vicio em cigarros de nicotina e um dos maiores causadores de câncer, doença difícil de ser tratada e muitas vezes sem cura. Homens ainda fumam mais que as mulheres, no Brasil a capital com maior número de fumantes é Porto Alegre, seguida por Curitiba e São Paulo. As medidas antitabagismo e métodos que ajudam a eliminar este vício são de extrema importância na sociedade.
CHICLETES PARA PARAR DE FUMAR
Algumas leis brasileiras visam ajudar a eliminar este vício, uma delas é a lei que obrigada toda embalagem de cigarro ter uma imagem e aviso alertando os males de fumar, como a impotência, prejudicar o feto e causar câncer. Outra lei proíbe que se fume em lugares públicos fechados, como baladas, casas de show, auditórios, e em baixo de marquises, o que leva os fumantes a buscarem um lugar na calçada ou em casa para fumar.
O primeiro passo para parar de fumar é querer parar, começar a parar apenas por pressão externa leva a uma tentativa fracassada. E no auxilio para acabar com este vício estão os chicletes anti tabagismo. Eles são usados no processo gradual de largar o cigarro, o fumante deve mascar um tablete nos momentos em que o desejo aparece. Ele deve ser colocado na boca e mastigado até que o gosto do tabaco e o amargo da nicotina apareçam, causando um formigamento na boca. Quando a nicotina é liberada é hora de parar de mastigar, e acomodar o chiclete entre a gengiva e a bochecha.
Feito isso o fumante pode voltar a mastigar, e assim por diante até o período máximo de 30 minutos, jogando fora em seguida. O uso pode ser usado conforme a necessidade, e o tamanho dos tabletes devem ser escolhidos de acordo com o grau de dependência. Esse chiclete funciona durante o processo de abstinência e se mostra eficaz. O acompanhamento médico deve ser feito em conjunto, largar o cigarro é algo que faz bem para a saúde de quem fuma e de todos que estão a sua volta que acabam se tornando fumantes passivos e sofrendo também com os males do cigarro.