PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CAUSAS DO SANGRAMENTO NASAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Quando os frágeis vasos sanguíneos da mucosa que reveste o nariz internamente são rompidos, ocorre o escoamento de sangue na região ou, como os médicos chamam: a epistaxe. Há dois tipos de sangramento nasal, o anterior, que envolve a parte da frente do septo nasal; e o posterior, que ocorre na porção posterior das fossas nasais. Para saber como evitar, entenda quais são as causas do sangramento nasal.

Principais causas do sangramento nasal

Gripes e alergias: um resfriado ou gripe mais intensos podem causar o rompimento dos vasos sanguíneos no nariz, quem sofre de sinusite ou rinite tem mais tendência de desenvolver o problema.

CAUSAS DO SANGRAMENTO NASAL

Faixa etária: aquele mau hábito das crianças de colocar o dedo do nariz para retirar secreções é a principal causa do sangramento na infância, os médicos costumam apelidar o problema causado pelos dedos de “dedose”. Levando o dedo a região, a criança pode causar inflamações ou cortar os vasos sanguíneos com a própria unha. Neste caso, por não serem problemas de saúde, mas sim de maus cuidados, o sangramento sanguíneo pode ser considerado um caso não muito grave.

Na fase da adolescência, pode-se desenvolver o angiofibroma juvenil, um tumor benigno na parte posterior do nariz que contém muitos vasos, além de uma ruptura da artéria etmoidal que pode ocorrer durante a prática de exercícios nessa idade. Na terceira idade, a maioria dos casos de sangramento nasal é por conta da pressão arterial sistêmica ou de papiloma invertido.

Ambientes: quem estuda ou trabalha cercado de substâncias químicas, como em indústrias, laboratórios ou até com pinturas e limpeza de casas acaba inalando diretamente estes compostos, tornando-se mais sensível a ruptura nasal interna. Nesses casos o cuidado deve ser ainda mais redobrado, pois o nariz pode sangrar ainda por conta de uma perfuração no septo.

Mudanças de ar e temperatura: estamos sempre expostos as mudanças climáticas e uma mudança brusca na umidade do ar, tornando-a mais baixa em dias frios colabora para que ocorra o ressecamento das vias respiratórias, o que causa formação de casca nas paredes das narinas e facilita o rompimento dos vasos. Este fenômeno pode ocorrer com todas as faixas etárias, por isso é preciso manter-se bem hidratado nas estações frias do ano.

Mau uso de medicamentos: os corticosteróides utilizados no controle de rinite alérgica causam o afinamento da mucosa do nariz, desprotegendo a superfície. Os vasos sanguíneos ficam mais sensíveis.

O que fazer quando acontece sangramento nasal

Contrariando o que se costumava dizer antigamente, não é recomendável que a pessoa com a hemorragia no nariz incline a cabeça para trás tentando evitar o sangramento. Essa postura desvia o sangue para o estômago e os pulmões podem trazer problemas piores. A atitude mais indicada ao notar o sangramento é inclinar a cabeça para frente e tapar as narinas com gaze ou algodão. Depois de estancar o sangue, a primeira providência a ser tomada é procurar a orientação de um otorrinolaringologista, buscando por um diagnóstico do problema e tratamento.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!