Fotos divulgadas recentemente mostraram o modelo de Land Rover, Range Rover Evoque, mais novo produto da montadora britânica em uma versão tunada que pode virar tendência entre os amantes de carros modificados. A remontagem do carro trouxe, além de uma série de alterações, uma carroceria decorada com uma pintura camuflada. Nesse artigo vamos mostrar a você tudo sobre camuflagem, customização para carros.
O que é camuflagem de carros
A tendência promete ser uma febre já que muitos adeptos da tunagem tem tentado aderir a arte antes mesmo que ela esteja aperfeiçoada e de fácil acesso. O método está engatinhando, mas promete fazer sucesso. Uma das peculiaridades mais interessante sobre a técnica de camuflagem é a decoração temática chamativa, que muitas vezes ultrapassada a ideia de estampa verde que se esconde entre a mata ou desenhos que tornem o carro imperceptível em algum ambiente. A intenção da camuflagem no carro é justamente chamar atenção com um desenho chamativo que se destaca da imagem tradicional cotidiana da cidade.
As estampas já vistas além a versão verde camuflado tradicional do Land Rover, são as variações de camuflado em azul, quadriculado preto e branco e até estampas imitando a pele de animais como onça. A camuflagem é feita por meio da aplicação de um adesivo próprio para a carcaça do carro cobrindo-a completamente, algumas técnicas com tinta já estão sendo utilizadas especialmente no Brasil, outras misturam adesivos e pintura. Alguns donos de carros tunados preferem até revestir a parte anterior do automóvel com a mesma estampa da camuflagem feita internamente.
Customização de carros no Brasil – carros camuflados
Na última edição do X-Treme Motorsports, de 2013, donos de carros tunados e camuflados se reuniram para exibir modelos seus modelos. Foram expostos o Gol G4, Passat Variant e o Saveiro, todos apresentando estampas diferentes que mesclavam o uso de pintura e aplicação de adesivos.
Os donos contaram ainda que preferem rodar com estes carros fora de São Paulo, em cidades aos arredores, como Jaú, Oscasco e Marília. Algumas oficinas nessas cidades recebem carros para investir no aprimoramento da técnica e torná-la mais popular. Alguns carros populares sofrem com as modificações no motor e no design pois não foram projetados para certos pesos, porém a carcaça de fábrica tem aguentado os experimentos de camuflagem até os recentes testes.
Apenas Marketing?
A aparição do Land Rover camuflado não empolga tanto os especialistas, técnicos em tunagem quanto empolga os viciados na prática. Eles argumentam que a camuflagem do automóvel foi somente uma interessante ação de marketing para promover o modelo. Segundo os fabricantes britânicos, a camuflagem do carro será apoiada pela empresa que desenvolverá uma estampa específica para cada cidade com a palavra “Olá” estampada no idioma falado nela. As cidades cotadas para a ação de marketing são Nova York (Estados Unidos), Paris (França), Milão (Itália), Madri (Espanha), Berlim (Alemanha) e no Brasil, São Paulo.