PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





BENEFÍCIOS DO AÇÚCAR MASCAVO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

BENEFÍCIOS DO AÇÚCAR MASCAVO – Muitas pessoas já substituíram o açúcar branco pelo açúcar mascavo no dia a dia, pois ele possui uma série de vantagens sobre os demais tipos. Esse açúcar é menos industrializado que os demais, ou seja, passa por menos processos químicos na hora de transformar a cana-de-açúcar nesse alimento e, por isso, é uma opção mais natural. Entre outras substâncias, a variedade branca conta com aditivos químicos que são utilizados na clarificação e branqueamento para obter o açúcar refinado comum.

BENEFÍCIOS DO AÇÚCAR MASCAVO

Já o açúcar mascavo é fabricado a partir da concentração do caldo-de-cana ao natural. A sua cor, que pode variar de um produtor ou marca para outra, é resultado da variedade da cana-de-açúcar e da estação do ano em que a colheita é realizada. Por isso, você pode encontrar o produto ora mais puxando para a cor dourada, ora se assemelhando ao marrom-escuro.

Benefícios do açúcar mascavo

Os benefícios do açúcar mascavo são muitos, pois está livre de produtos químicos, sendo um açúcar praticamente in natura, o que é sinônimo de saúde. Outras vantagens são as seguintes:

– Não faz mal ao organismo, porque não contem os resquícios de produtos químicos utilizados na clarificação e branqueamento.

– Você aproveita melhor as proteínas, vitaminas e minerais da cana-de-açúcar, as quais são perdidas quando o açúcar passa pelo processo de refinamento.

– Por ser mais natural, o mascavo também conta com um valor nutricional maior se comparado à variedade branca.

Dicas de como usar açúcar mascavo

Quem não está acostumado a essa variedade do alimento pode não saber como usar açúcar mascavo. Porém, ele substitui os demais açúcares em todos os momentos. Como a industrialização do açúcar branco predominou por muito tempo, muitas pessoas ficaram sem ter acesso ou mesmo sem conhecer o mascavo, que, hoje, já é amplamente vendido em muitos locais.

Você pode começar usando o mascavo no café da manhã. Algumas pessoas dizem que precisam adoçar o café com mais colheres para que fique bom, outras, falam que usam menos, o que vai depender de cada pessoa. Você deve adoçar até que fique do seu gosto. Pães, bolos, doces, enfim, o mascavo combina com qualquer alimento.

Como produzir açúcar mascavo

O mascavo pode ser feito em casa mesmo. Para tanto, basta moer a cana, sendo que o caldo obtido deve ser coado com um pano, posto numa panela de ferro ou tacho de cobre e levado ao fogo. Para não grudar, é preciso mexer sempre com uma colher de pau. Quando o caldo começa a ficar consistente e a cristalizar está ponto certo.

Depois, é preciso colocar o açúcar em formas e deixar secar. Na indústria, o comum é realizar a secagem a vácuo. Mas a fabricação artesanal pode ser feita em forno com fogo baixo ou mesmo ao sol, protegida em pequenas estufas de vidro. Em pouco tempo, fica como rapadura, mas quebradiça. Quebre, depois, com um martelo de madeira e peneire. Armazene em potes de vidro.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!