PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





BENEFÍCIOS DE PARAR DE FUMAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

BENEFÍCIOS DE PARAR DE FUMAR

Quem fuma há algum tempo sabe muito bem que a dependência do cigarro traz inúmeros malefícios a sua saúde. Mas quem está pensando em abandonar o vício deve também estar ciente de que existe um número ainda maior de benefícios de parar de fumar, melhorando sua saúde e qualidade de vida. Deixar de fumar permite que seu corpo reaja de forma quase instantânea. Atualmente, pesquisas já revelaram que o fumo é um dos maiores causadores de câncer de pulmão.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de um terço da população mundial é dependente do fumo, sendo que o número de mortes pelo consumo do cigarro já chega a 4 milhões por ano, o que representa 10 mil mortes por dia. Estes números já são motivos mais que suficiente para motivar qualquer fumante a abandonar o vício. Entretanto, conseguir parar de fumar nem sempre é uma tarefa fácil, que exige muita iniciativa e força de vontade. É preciso sempre ter em mente que assim que parar de fumar, a saúde e a qualidade de vida vão melhorar imediatamente. Isso porque o organismo humano reage de forma instantânea quando você abandona o vício. Veja abaixo quais são os benefícios de parar de fumar:

Conheça benefícios de parar de fumar

1. Depois de 20 minutos sem a substância no organismo, a pressão arterial do fumante volta ao normal, assim como a frequência do pulso assume novamente os níveis normais. A temperatura dos pés e das mãos costuma aumentar, chegando também aos níveis que são considerados normais.

2. Após oito horas sem a nicotina no organismo, os níveis de monóxido de carbono no sangue também caem, até chegar aos índices normais, enquanto o nível de oxigênio apenas aumenta.

3. Depois de 24 horas de intervalo sem o consumo da nicotina, o risco de sofrer um acidente cardíaco decorrente do fumo diminuiu drasticamente. Depois de 48 horas, as terminações nervosas começam a crescer novamente, além de apresentar uma melhorar nos sentidos de olfato e paladar.

4. No intervalo de duas semanas a nove meses sem o consumo do fumo, a circulação sanguínea apresenta uma melhora considerável, sendo mais fácil caminhar e apresentando uma função pulmonar até 30% melhor. Ficam também bem mais tênues sintomas comuns em fumantes, como falta de ar, fadiga, congestão nos seios da face e ronquidão. Com o crescimento dos cílios epiteliais, a capacidade de eliminar muco aumenta e com isso diminui o risco de infecções no pulmão. O ex-fumante também passa a ter mais disposição para realizar atividades que exigem energia.

5. Entre um e cinco anos longe da dependência, o risco de desenvolver doenças do coração, em decorrência do fumo cai pela metade, em comparação com um fumante ativo. Além disso, em comparação com uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão diminui no mínimo 50%. Além disso, depois de 5 a 10 anos sem fumar, o ex-fumante chegar aos mesmos níveis dos não fumantes quanto ao risco de sofrer um acidente vascular cerebral.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!