BANCO POSTAL – Quem não pode abrir uma conta em um banco pode fazer uso dos serviços simplificados que o Banco Postal oferece aos brasileiros em praticamente todas as cidades brasileiras. Estima-se que o Banco Postal esteja em 94% dos municípios do país, o que significa cerca de 6 mil agências em todo o país.
Desde que foi fundado, em 2001, é uma alternativa para a população desprovida de atendimento bancário. Em 2011 quem começou a oferecer os serviços Banco Postal foi o Banco do Brasil, sendo que nos 10 anos anteriores o contrato era com o banco Bradesco. Os serviços são oferecidos nas próprias agências dos Correios e oferecem as seguintes vantagens:
– abertura de Conta Mais (conta corrente que também é poupança);
– empréstimos;
– cartão de crédito;
– pagamento de benefício do INSS;
– recebimentos de contas, títulos, tributos, taxas e Contribuições da Previdência (GPS).
História dos serviços Banco Postal
Os Bancos Postais iniciaram as suas operações com a meta principal de oferecer as mesmas vantagens que os cidadãos costumam ter ao contar com os serviços de uma instituição financeira qualquer para a população de baixa renda. Dessa forma, entre as vantagens Banco Postal está a promoção da inclusão social e financeira.
Além disso, essa iniciativa tem estimulado a implantação de bancos postais em muitos outros países. Esse inclusive se tornou um dos projetos incentivados pela ONU e pelo Banco Mundial. Com a parceria que durou 10 anos com o banco Bradesco, em todo o país, foram abertas mais de 11 milhões de contas abertas.
A primeira agência abriu em 2002, no município de São Francisco de Paula, em Minas Gerais. Atualmente, através da parceria com o Banco do Brasil, o Banco Postal continua com as suas 6 mil agências próprias e mais 5 mil agências do Banco do Brasil, além de 43 mil caixas eletrônicos.
Como abrir conta no Banco Postal e serviços
Para abrir uma Conta Mais é muito simples. Se pessoa física deve ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência (original e 2 cópias). Já se a ideia é contar com limites de crédito ou talões de cheque é preciso apresentar, ainda, comprovante de rendimentos. Os talões chegam ao endereço do cliente.
No caso de pessoa jurídica, é preciso apresentar os originais e duas cópias dos documentos que comprovam a constituição da empresa, ata da assembleia ou alteração social e CNPJ atualizado. Também é preciso portar os documentos pessoais dos representantes da empresa. Já para receber o cartão magnético é necessário esperar 10 dias após a abertura da conta.
Além disso, outras vantagens Banco Postal são: caixas automáticos 24 horas, verificar saldo, emitir quatro extratos mensais gratuitamente, realizar quatro saques mensais gratuitos, fazer depósitos, solicitar empréstimo, obter talão de cheques, entre outros.